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Afya comemora bons resultados na estratégia B2B com ofertas para a indústria farmacêutica

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A Gradient

Em fevereiro de 2022, a Afya iniciou uma nova vertical de negócios com o objetivo de alavancar sua estratégia de conectar e ecossistema de saúde a seus médicos e incluiu em seu portfólio soluções para atender diferentes setores da cadeia. No primeiro ano da divisão B2B, a empresa concentrou boa parte das suas energias na Indústria Farmacêutica, em mais um passo para ir além da educação médica.

Em apenas um ano de atuação junto ao setor, a Afya já desenvolveu 97 projetos para uma carteira de 45 clientes, que inclui nomes como Pfizer, Bayer, GSK, Roche, Boehringer Ingelheim, Abbott, Janssen e Eurofarma. “Nesse primeiro ano da estratégia B2B para o mercado farmacêutico, quase dobramos os objetivos comerciais que nós mesmos havíamos estabelecido e temos agora o objetivo de consolidar esse portfólio de produtos e escalar receita”, destaca Lelio de Souza Jr., VP de Soluções Digitais na Afya.

Ao revolucionar o marketing de engajamento da indústria farmacêutica com o médico através de seus produtos e canais digitais, a Afya aposta em diferentes formatos para conectar os diversos elos da cadeia de saúde aos mais de 286 mil médicos e estudantes de medicina que já usam uma ou mais soluções digitais do portfólio da empresa. Uma das estratégias é combinar sua expertise em educação médica e um profundo entendimento das preferências desse público para produzir e promover conteúdos customizados,  e dissemina-los em seus canais de referência, como o Portal PEBMED, que reúne materiais produzidos por mais de 200 médicos e contabiliza, em média, mais de 3,5 milhões de acessos mensais.

Cobertura de congressos

Entre outras alternativas, as farmacêuticas também podem patrocinar a cobertura especializada de congressos e eventos científicos, que incluem, por exemplo, uma trilha educacional com artigos especializados para reforçar a visão completa sobre uma determinada doença; novo estudo ou molécula, além de aulas médicas, com conteúdo próprio para especialistas; além de vídeos, podcasts, entrevistas diárias, principais highlights do evento e entradas ao vivo com grandes nomes da medicina.

"Além de trazermos quase que em tempo real os grandes destaques do evento, é também uma excelente oportunidade de posicionamento de marca ao lado do médico em seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, promovendo conteúdos sobre novos estudos científicos , novos diagnósticos e diretrizes no tratamento de doenças em um formato mais inovador e com alto engajamento do público", destaca Dr. Ricardo Moraes, diretor médico de Soluções Digitais B2B da Afya.

Em 2022, a divisão B2B realizou a cobertura de 5 congressos, como o Congresso Europeu de Cardiologia, em agosto, que teve a curadoria da equipe da Cardiopapers, site especializado com informações sobre cardiologia a profissionais de saúde e estudantes da área.

Realidade virtual

O portfólio B2B da Afya para o mercado de saúde também conta com outras soluções de valor para gerar eficiência e assertividade aos parceiros da cadeia. A simulação de casos clínicos em realidade virtual já é uma prática nas unidades de ensino da Afya, por meio das ferramentas de umas das suas aquisições, a Medical Harbour, e também pode ser um jeito inovador e dinâmico para o aprendizado de novos tratamentos ou treinamentos específicos de médicos e profissionais da saúde do mercado. Além disso, conhecer o comportamento, hábitos de prescrição e escolha terapêuticas dos médicos também é possível por meio de insights clínicos e de mercado baseados na aplicação de pesquisas e análise de dados da base de médicos do ecossistema Afya.

O portfólio ainda inclui a solicitação e distribuição de amostras grátis para os médicos com experiência digital, que consiste na entrega desses medicamentos de forma moderna e confiável por meio da plataforma multicanal RX PRO, que reúne conteúdo sobre os produtos e acesso direto ao representante da indústria farmacêutica.