Notícias
Diversidade

Afya integra o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero 2023

Compartilhe
A Gradient

Pelo segundo ano consecutivo, a Afya é uma das empresas brasileiras com mais igualdade de gênero, segundo o índice da Bloomberg, (do inglês GEI – Gender Equality Index), que considera o desempenho de empresas de capital aberto em métricas relacionadas à equidade de gênero no local de trabalho.

As 483 empresas de 45 países ou regiões que compõem a lista deste ano foram avaliadas a partir de questões distribuídas em cinco pilares: liderança feminina e oportunidades de carreira, igualdade e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e marca pró-mulher.

O reconhecimento chega novamente à Afya após sucessivas demonstrações de compromisso relacionados ao tema. Equidade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) priorizados pela Afya. Em 2021, a empresa assumiu seu 1º Compromisso Público junto ao Pacto Global, da ONU. A meta é ter, pelo menos, 50% de mulheres em cargos de gestão até 2030. “Manter-se no índice Bloomberg demonstra a genuinidade do nosso compromisso e a constante evolução em nossa jornada por um ambiente de trabalho sempre mais diverso e inclusivo, o que se reflete também em nossas iniciativas, como o aumento de membros do gênero feminino no Conselho de Administração da Afya, que passou de 18% para 40% em 2023”, destaca Virgilio Gibbon, CEO na Afya.

Presença de empresas brasileiras

A cada ano, a divulgação do índice GEI tem tido maior importância no Brasil, visto o expressivo aumento de empresas que buscam realizar ações para incentivar a igualdade de gênero no local de trabalho. Além de ser uma das 16 empresas brasileiras a integrar o índice, a Afya é uma das poucas representantes dos setores de saúde e educação. A lista completa de empresas pode ser consultada aqui.

“Estamos extremamente felizes com esse reconhecimento. Temos acelerado esta agenda nos últimos três anos, mas ainda assim somos uma empresa jovem, com cultura em formação e crescimento rápido. Desde 2021, temos um programa de diversidade batizado de ‘Somos Plurais’. Dele nasceram iniciativas como os quatro Grupos de Afinidade que promovem a diversidade e a inclusão dentro da empresa. São eles: Ubuntu (Étnico-racial); Amigos Inclusivos (Pessoa com Deficiência); Agora é que são Elas (Igualdade de Gênero) e Cores da Afya (LGBTQIA+)”, comenta Denis Del Bianco, vice-presidente de Gente, Gestão e Serviços na Afya.

A participação no índice GEI é voluntária e não têm custos associados. O índice não é classificado. Para mais informações sobre o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, acesse o link https://www.bloomberg.com/gei.