Por
Redação Afya
14.3.2023
•
8 min de leitura
Compartilhe
Desempenho operacional e financeiro consistente, crescimento nos três segmentos de negócio – graduação, educação continuada e serviços digitais -, sucesso na execução da estratégia, comprometimento dos colaboradores e reconhecimento público. A Afya Limited (NASDAQ: AFYA) divulgou resultados do 4Q e o consolidado do ano. No segmento de graduação, encerrou 2022 na liderança em educação médica no Brasil, com 2.823 vagas autorizadas pelo MEC – em janeiro, este número passou para 3.163 vagas. São 17.968 alunos de graduação em Medicina em 30 Instituições de Ensino Superior distribuídas em todas as regiões do país – crescimento de 12,2% em relação a 2021.
Em outras graduações da área de saúde, a Afya encerrou o ano com 17.967 estudantes, além de 22.265 alunos em cursos de outras áreas do conhecimento. O grupo ainda ampliou sua atuação e base de alunos em educação continuada: são 4.280 médicos matriculados nos mais de 55 cursos e capacitações da IPEMED, presente em 13 cidades do país.
No segmento de serviços digitais, a Afya também expandiu seu portfólio. Em 2022, a companhia comprou três healthtechs: Além da Medicina, CardioPapers e Glic. As três se juntaram ao ecossistema que, desde julho de 2020, vem sendo formado e conta com uma solução completa de serviços, atendendo tanto estudantes de medicina e profissionais já formados, quanto o segmento corporativo, com destaque para a indústria farmacêutica. A Afya encerra 2022 com uma base de usuários de serviços digitais de 260.710, entre médicos e estudantes.
“A cada ano ganhamos consistência em nossas principais frentes de negócio, que têm sempre o médico e estudantes de medicina no centro de tudo. Somos o único grupo do país que se relaciona com o médico em todas as fases da carreira: da graduação à última especialização, e também na digitalização dos serviços do seu dia a dia, potencializando sua formação, atualização, assertividade e produtividade”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya. “O ano de 2022 foi de excelente desempenho operacional e financeiro, crescimento consistente, sucesso na execução da estratégia, comprometimento dos colaboradores e reconhecimento público. Estes fatores combinados nos permitiram atingir as metas de 2022. Agora o foco são as conquistas de 2023”, completa Gibbon.
Destaques de 2022 e retrospecto financeiro do ano
Em 2022, a Afya ampliou sua operação de educação médica por meio da assinatura para aquisição de duas entre as mais bem avaliadas instituições de ensino do Nordeste com curso de Medicina: a UNIT Alagoas - Centro Universitário em Maceió, e a FITS Jaboatão dos Guararapes - Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes. As aquisições, concluídas em janeiro de 2023, foram a maior operação já realizada pela Afya e marcaram a entrada do grupo em Alagoas e a ampliação da presença em Pernambuco, onde já opera a FAMEG, em Garanhuns.
Outro destaque do ano foi o início da operação de quatro faculdades na Região Norte, todas do edital do Programa Mais Médicos II, de 2018, do Governo Federal. São duas IES no Pará, em Abaetetuba e Bragança, e duas no Amazonas, em Manacapuru e Itacoatiara. A Afya também obteve autorização do MEC para ofertar 64 novas vagas de Medicina na Faculdade Santo Agostinho em Itabuna, na Bahia – do edital do Programa Mais Médicos I, de 2014 –, e o início da operação de Medicina no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, em Rondônia.
O ano de 2022 foi marcado por aumentos significativos na receita líquida nos três segmentos, sólida geração de caixa e crescimento robusto do lucro por ação, confirmando a expansão consistente dos negócios, com lucratividade e retorno sobre o capital investido. No período, a Afya registrou receita líquida ajustada de R$ 2,319.1 bilhões (+32.3% em relação a 2021). Excluídas as aquisições, a receita líquida ajustada foi de R$ 2,026,6 milhões (+18.5%). Já o EBITDA ajustado foi de R$ 961.9 milhões (+27.4%), com margem EBITDA ajustada de 41.5%. Excluídas as aquisições, o EBITDA ajustado foi de R$ 828.5 milhões (+9.8%), com margem EBITDA ajustada de 40.9%. O lucro líquido ajustado no período foi de R$ 535.1 milhões (+21.5%), enquanto o lucro por ação (EPS – Earning Per Share) cresceu 73.2%. A conversão de caixa foi de 94,4%, levando a Afya à sólida posição de R$ 1,093.1 bilhão no final do período.
“Fechamos o ano entregando o guidance prometido ao mercado de receita líquida ajustada e EBITDA ajustado e, dado a alta previsibilidade e resiliência do nosso modelo de negócio, estamos divulgando o novo guidance para 2023: receita líquida ajustada entre R$ 2,750 bilhões e R$ 2,850 bilhões e EBITDA ajustado entre R$ 1,100 bilhão e R$ 1,200 bilhão. Desde o nosso IPO na Nasdaq, adicionamos 1.711 novas vagas e atingimos 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil. O guidance de 2023 mantem o ritmo de expansão da Companhia e aponta para um crescimento de cerca de 4 vezes o resultado da Afya em 2019, ano de nosso IPO. Nosso objetivo é chegar a 15% de market share até 2028, trazendo instituições de ensino de alto nível acadêmico e vocação para a Medicina”, afirma o CFO, Luis André Carpintero Blanco.
Destaques do 4Q22
Alguns eventos e conquistas marcaram os últimos meses do ano:
O desempenho financeiro também foi destaque: no 4Q, a Afya registrou receita líquida ajustada de R$ 595.1 milhões (+17.8% em relação ao mesmo período de 2021) e EBITDA ajustado de R$ 242.2 milhões (+24.1%), com margem EBITDA ajustada de 40.7%. O lucro líquido ajustado foi de R$ 128.8 milhões (+ 30.8%), com o lucro por ação (EPS – Earning Per Share) avançando 53.3% no período. Mais informações sobre os resultados financeiros da Afya em ir.afya.com.br.
Promoção de impacto na sociedade
Comprometida com a visão de “transformar a saúde com quem tem a Medicina como vocação”, a Afya atua fortemente na geração de impacto social nas regiões onde opera – quase 70% nas regiões Norte e Nordeste. Entre os indicadores ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) que a companhia reporta ao mercado desde 2021, destaque para: