Notícias
Diversidade

Afya no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg

Compartilhe
A Gradient

A Afya passou a integrar o Índice de Igualdade de Gênero 2022, que reúne companhias abertas, de diferentes países, que adotam práticas diferenciadas de diversidade de gênero e de inclusão. O ranking é elaborado pela Bloomberg, empresa global de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias.

Dessa forma, a Afya se junta a um seleto grupo de 418 empresas, de 45 países, dentre as quais somente 13 são brasileiras. Na composição dessa lista, a Bloomberg avalia as práticas de promoção da diversidade e equidade de gênero adotadas pelas empresas, dividindo-as em cinco pilares: Liderança Feminina e Pipeline de Talentos, Igualdade e Uniformidade Salarial de Gêneros, Cultura inclusiva, Políticas contra Assédio Sexual e Movimento Pró-Mulher.

O ingresso no Índice de Igualdade de Gênero, da Bloomberg, é um reconhecimento aos vários esforços que a Afya tem empreendido para promover a diversidade e a inclusão em seus ambientes de trabalho, e soma-se a outra chancela recebida recentemente: a conquista do selo Women on Board (mulher a bordo, na tradução livre). O selo WOB é conferido pela associação internacional Women on Board, uma iniciativa independente que conta com o apoio da ONU Mulheres. O objetivo é sensibilizar as organizações sobre a importância da diversidade para as estratégias dos negócios. Para isso, confere um selo para aquelas que possuem pelo menos duas membros do sexo feminino em seus Conselhos de Administração, como acontece na Afya.As diversas iniciativas adotadas pela Afya em relação à diversidade de gênero e inclusão - cujos resultados já são percebidos por instituições internacionais, como Bloomberg e WOB - estão em linha com o Compromisso Público que ela assumiu: ter, no mínimo, 50% de mulheres em cargos de gestão até 2030.  Essa meta foi estabelecida diante do Pacto Global, iniciativa de engajamento de empresas - da qual a Afya é signatária - às melhores práticas de sustentabilidade, capitaneada pela Organização das Nações Unidas (ONU).  De forma coerente ao objetivo que estabeleceu, a Afya também se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), que tem à frente a ONU Mulheres.