Impacto Ambiental
Energia limpa
Uma prática que nos diferencia é a prioridade que damos ao uso de fontes de energia limpas. Temos ampliado o número de instituições de ensino que contam com usinas fotovoltaicas, pois gerar energia a partir da luz solar é algo bastante favorável para nossas operações, já que boa parte delas está localizada no Norte e Nordeste do País, regiões que propiciam esse tipo de captação.
Usinas fotovoltaicas
Ampliamos o nosso parque de energia solar. Em 2022, concluímos a instalação de placas fotovoltaicas em três unidades: UNIPTAN (MG), FACIMPA (PA) e ITPAC PALMAS (TO). Com elas, passamos a contar com nove IES com estrutura própria de geração de energia, autossuficientes na captação do insumo.
Em 2023, outras nove instituições de ensino ganharão usinas fotovoltaicas e, assim, teremos 18 IES autossuficientes em geração de energia, minimizando os reflexos de suas atividades sobre o entorno e, consequentemente, sobre as mudanças climáticas. Em 2022, os investimentos para manter e instalar essas estruturas somaram R$ 11,4 milhões (quase 3 vezes o valor investido em 2021).
Em 2023, outras nove instituições de ensino ganharão usinas fotovoltaicas e, assim, teremos 18 IES autossuficientes em geração de energia, minimizando os reflexos de suas atividades sobre o entorno e, consequentemente, sobre as mudanças climáticas. Em 2022, os investimentos para manter e instalar essas estruturas somaram R$ 11,4 milhões (quase 3 vezes o valor investido em 2021).
Consumo Consciente
Emissões de GEE
Realizamos, anualmente, inventário dos gases de efeito estufa (GEE) decorrentes de nossas operações, prática de gestão que adotamos desde 2020. Por meio dos resultados nele mensurados, definimos nossas estratégias e ações para buscar, continuamente, melhorias em rotinas e processos que se revertam em menores emissões de carbono.
Em 2022, nossas emissões totalizaram 5.459,03 tCO2e, superando em 35% o desempenho observado em 2021. Acompanhando essa curva ascendente, a intensidade de emissões de GEE – indicador que, no caso da Afya, mede a quantidade de emissões por aluno – registrou aumento similar na comparação entre os dois períodos, de 38%.
Em 2022, nossas emissões totalizaram 5.459,03 tCO2e, superando em 35% o desempenho observado em 2021. Acompanhando essa curva ascendente, a intensidade de emissões de GEE – indicador que, no caso da Afya, mede a quantidade de emissões por aluno – registrou aumento similar na comparação entre os dois períodos, de 38%.
Consumo de água
O consumo de água, em 2022, foi de 121.322 m3. Apesar da retomada das aulas presenciais e crescimento físico das operações, o total consumido é 3,5% menor do que o verificado no ano anterior, o que reflete os bons resultados das medidas adotadas em economia do insumo, o que inclui uso de equipamentos de vazão controlada, reuso de água para rotinas que permitem e treinamentos da equipe, para conscientizá-los sobre a importância do uso racional.
Observando o desempenho do consumo de água no ano, há um incremento na captação de fontes subterrâneas (poços artesianos), saindo de 33% para 35% entre os dois anos.
Observando o desempenho do consumo de água no ano, há um incremento na captação de fontes subterrâneas (poços artesianos), saindo de 33% para 35% entre os dois anos.