Avaliações Educacionais

N2 Internato

A N2 do Internato é um instrumento de avaliação cognitiva, gerado institucionalmente, que se compõe de itens (ou questões) de múltipla escolha de um módulo específico da Matriz Curricular de Medicina.


Objetivos

O objetivo da N2 Internato é avaliar conhecimentos específicos do módulo que se quer avaliar, alinhados ao perfil do médico generalista disposto no Manual do Internato e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes.

Nessa avaliação, são aferidos os conhecimentos essenciais para a formação do perfil do médico generalista, levando em consideração toda a jornada do estudante até o Internato. Os temas que fazem parte de cada avaliação são os específicos do módulo, divulgados pela Instituição de acordo com calendário acadêmico.


Como a prova é organizada?

As questões que compõem as avaliações N2 são elaboradas com base na Matriz Curricular do curso de Medicina e no perfil do médico generalista. Neste contexto, tendo como base uma matriz de referência, as questões são desenvolvidas por professores que atuam nas unidades Afya. Após a elaboração, as questões passam por um processo de dupla validação, sendo a primeira realizada pela Comissão Local, composta por professores da unidade do autor da questão, e a segunda pela Comissão Nacional, formada por representantes das unidades Afya. As questões aprovadas por ambas as comissões são consideradas adequadas para compor as avaliações.

Para a seleção das questões que vão compor as avaliações, uma Comissão de Avaliação, formada por professores das unidades Afya, seleciona as melhores questões, tendo como base os temas das rotações do Internato.

Composição das provas

Os itens/questões são organizados por módulo, contemplando a grande área que o estudante está cursando. Com isso, montam-se os objetivos de cada item, com o nível de dificuldade esperado para cada habilidade do item. A avaliação é composta por 30 itens/questões de múltipla escolha com 4 alternativas (A, B, C e D):

Temas

No Internato, para cada especialidade há temas pré-definidos. Em APS e UESM tem-se o rodizio dos temas A e B em cada rotação.


Atenção Primária à Saúde – APS:

Temas A: Saúde e doença, Ética médica, Sistema de Saúde Suplementar – Agência Nacional de Saúde Suplementar, Sistema Único de Saúde – SUS + Leis Orgânicas de Saúde, Dinâmica de transmissão e distribuição de doenças e Vigilância em Saúde com ênfase em Vigilância epidemiológica, Transição epidemiológica, demográfica e nutricional, Aspectos biológicos e fisiologia do envelhecimento, Avaliação global do Idoso, Fragilidade e síndrome da Imobilização em Vulneráveis, Instabilidade postural e quedas, Violência e maus-tratos contra os idosos, Síndrome Gripal, Rastreamento de doenças na APS I (foco em neoplasias: colo de útero, mama, próstata, colorretal) e Rastreamento de doenças na APS II (foco em HAS, DM, Dislipidemia, Obesidade).

Temas B: Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família, Medicina de Família e Comunidade e Programa Mais Médicos, Análise de métodos diagnósticos e Estudos epidemiológicos, Medicina legal (principais documentos médicos), Medicina baseada em evidências, revisão sistemática e meta-análise, Visitas Domiciliares e Atenção Domiciliar na ESF, Complexidade e Integralidade na APS e DCNT, Atendimento por meio de recursos digitais e telemedicina na APS, DM e HAS Centrada na Pessoa, Violência e maus-tratos contra a criança e a adolescente, Promoção à saúde, Vacinação (indicações, contraindicações, efeitos adversos, faixa etária), Violência Sexual e Autoprovocada + Doenças de notificação compulsória e Saúde do Trabalhador + CAT.


Clínica Cirúrgica – CC

Temas B: ATLS; Abdome agudo inflamatório (apendicite, colicistite e diverticulite); Hérnias de Parede Abdominal; Cicatrização; Via áerea cirurgica; Trauma torácico; Trauma abdominal e pélvico; Acesso venoso central; Queimaduras / síndrome compartimental; DAOP + Obstrução arterial aguda; Aneurisma de aorta; Insuficiência venosa crônica; Trombose Venosa Profunda - TVP; Noções de anestesia periférica; Urgências urológicas: Torção testicular, priapismo, urolitíase e orquiedpidimite; Abdome agudo em pediatria: intussuscepção, vólvulo, má rotação intestinal.


Clínica Médica – CM

Temas B: Asma e DPOC; Diabetes mellitus - Classificação, diagnóstico e tratamento; Insuficiencia cardíaca e valvopatias; Hipertensão arterial sistêmica – Emergências Hipertensivas - Conceitos fundamentais e tratamento; Cefaleia na urgência / Principais cefaleias primárias; Tuberculose - Hanseníase; Dispepsia; Doença inflamatoria intestinal; Hemoragias digestivas; TVP e Tromboembolismo pulmonar; Anemias; Neoplasias Hematológicas; Pneumonias e Pneumopatias; Poliartrites: Artrite Reumatóiide, Febre Reumática, LES e Osteoartrite;



Ginecologia e Obstetrícia – GO

Temas B: Assistência pré-natal; O parto: assistência clínica, mecanismos, períodos e manobras; Anticoncepção; HPV, neoplasias cervicais e rastreio; Doença inflamatória pélvica; Sangramento Uterino Anormal; Endometriose; Vulvovaginites, cervicites (Cândidiase, tricomoníase, vaginose bacteriana, vaginite atrófica - incluir tratamento na gestante); Infecções sexualmente transmissíveis ( sífilis, herpes genital, cancro mole, gonorreia, linfogranuloma venéreo, donovanose); Síndromes hipertensivas da gestação (Pré-Eclâmpsia , Pré-Eclâmpsia superposta, Eclâmpsia, Hipertensão crônica e gestacional); Vitalidade fetal - Cardiotocografia e ultrassonografias na gestação; Sangramentos de primeira metade da gestação (gravidez ectópica, gravidez molar, abortamento); Sangramentos de segunda metade da gestação (descolamento prematuro de placenta, placenta prévia, rotura uterina, vasa prévia); Puerpério.

Pediatria – PED

Temas B: Imunizações; ; Suporte básico e Suporte avançado de vida; Diarréia aguda e desidratação; Asma na criança + rinite alérgica; Meningites e meningoencefalites; Convulsões na criança; Pneumonia adquirida na comunidade/ Bronquiolite; TDAH e autismo; Patologias dermatológicas: impetigo/ectima, erisipela/celulite, foliculite/furunculose, síndrome da pele escaldada, estrófulo, escabiose; Anemias: anemia ferropriva, anemia megaloblástica e falciforme; Choque séptico em pediatria; Febre reumática; Crescimento e desenvolvimento puberal do adolescente. Puberdade precoce; Febre sem sinais localizatórios;


Urgência e Emergência/Saúde Mental – UESM

Temas A – SM: Psicopatologia e exame do estado mental, Psicofarmacologia – antidepressivos, Emergências em Psiquiatria (tentativa de autoextermínio e crise de ansiedade) e Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Temas A – UE: Suporte básico de vida e avançado, Lesão renal aguda, Síndrome respiratória aguda grave, Insuficiência respiratória, Vias aéreas + Via aérea definitiva, Cuidados paliativos e manejo da dor, Ventilação mecânica e desmame ventilatório, Drogas vasoativas na urgência e emergência, Distúrbios do equilíbrio acidobásico e Intoxicações exógenas agudas.

Temas B – SM: Transtornos de Ansiedade, Transtornos do humor, Transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, Transtornos de personalidade, Transtornos mentais orgânicos, Transtornos alimentares e Transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.

Temas B – UE: Choque séptico e hipovolêmico, Tratamento das síndromes coronarianas agudas, Tratamento da ICC + Edema agudo pulmonar, Tratamento das arritmias cardíacas, Acidente com animais peçonhentos + choque anafilático, Tratamento da cetoacidose diabética e AVE.

Rotação III – 27/11/2024

PROVAS:

Horário de início: 14 horas (horário de Brasília)

Tempo de prova: 2 horas, incluindo o preenchimento do cartão-resposta.

O tempo mínimo de sigilo é de 50 minutos. Para casos em que o estudante apresente laudo médico, a comissão de acessibilidade e inclusão determinará o tempo extra de acordo com as políticas de acessibilidade e inclusão da IES.

Após o término do tempo de prova o aluno poderá levar o caderno de questões.

Atenção:
O aluno que quiser levar o caderno de questões ao final da prova deverá permanecer na sala até o término do tempo total. Caso o aluno opte por sair antes do fim do tempo de prova, não poderá retirar o caderno em outro momento.

Gabarito inicial e devolutiva: Será divulgado pela IES até as 18 horas do dia 27/11/2024.

Etapa de recursos:

O aluno terá até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 28/11/2024, para o registro do recurso.

A interposição de recursos deve ser realizada exclusivamente pelo formulário on-line disponível no link: https://forms.office.com/r/jnmYUcbTZK

Gabarito final e caderno de recursos: Será divulgado pela IES até as 19 horas do dia 06/12/2024.

Recursos: orientações

Caro aluno, o processo de recursos não é apenas sobre contestar resultados, mas também sobre receber feedback construtivo. Portanto, essa é uma oportunidade para você participar ativamente do processo avaliativo.

A seguir há algumas orientações importantes para aqueles que desejam submeter recursos relacionados às provas realizadas. -

  1. O recurso deve ser registrado exclusivamente pelo formulário eletrônico.
  2. O formulário não permite a inserção de imagens.
  3. O aluno deve preencher um formulário individual para cada questão que deseja interpor recurso.
  4. O recurso interposto deve conter argumentação lógica e consistente sobre o gabarito da questão.
  5. Recurso com dados incompletos e sem justificativa consistente e fundamentada será automaticamente indeferido.
  6. O recurso deve ser de autoria própria. Recursos que apresentem redação e/ou trechos iguais ao de outros alunos será automaticamente indeferido.
  7. Recursos que apresentem cópia do enunciado da questão ou das alternativas serão automaticamente indeferidos.
  8. As referências que embasarão o recurso devem estar obrigatoriamente conforme normas ABNT.
  9. O prazo final para a divulgação dos resultados da etapa de recursos é de até 15 dias úteis após a data de aplicação das provas.
  10. A divulgação encerra a etapa de recursos, não havendo reanálise de pareceres.

No dia da prova: orientações

  1. Confira se seu caderno de prova contém todas as páginas e o número de questões correto (em número). Em caso negativo, peça outro caderno de prova ao aplicador.
  2. Confira o seu nome no cartão-resposta.
  3. Utilize somente caneta esferográfica azul-escuro ou preta e não rasure o cartão-resposta.
  4. Quando não souber a resposta, assinale a alternativa que considere mais provável.
  5. Não deixe questões em branco ou assinale mais de uma alternativa. Isso implica anulação da questão.
  6. Transponha suas respostas às questões do teste para seu cartão-resposta com atenção, conferindo o número da questão a que você respondeu e a alternativa (A, B, C ou D) assinalada para, em seguida, preencher o campo correspondente no cartão-resposta. Preencha todo o círculo, sem ultrapassá-lo.
  7. É proibido qualquer tipo de comunicação durante a prova, bem como o uso de aparelhos eletrônicos.
  8. O tempo de prova é de 2 horas. Importante: O tempo de prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.
  9. NÃO será permitido deixar o local de prova antes de transcorridas 50 minutos.
  10. Na saída, o cartão-resposta ao aplicador da avaliação.
  11. O caderno de provas só poderá ser levado após vencido do tempo de prova.
  12. Não se esqueça de assinar o cartão-resposta.
  13. Caso algum aluno seja visto colando, sua prova terá a nota zerada.

Estratégias para usar o feedback e a devolutiva de prova e montar um plano de estudos para recuperação da aprendizagem

Após realizar a prova, é essencial dedicar um tempo para revisar seu desempenho e criar um plano de estudos eficaz para fortalecer suas habilidades e conhecimentos. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o feedback e a devolutiva da prova e criar um plano de estudos eficiente:

1. Analise a devolutiva da prova:

· Leia cuidadosamente o feedback e a devolutiva da prova fornecido pelos professores, identificando seus pontos fortes e áreas de melhoria destacadas.

· Observe quais tipos de questões você teve mais dificuldade e quais foram mais fáceis para você. Isso pode ajudar a identificar padrões em seu desempenho.

· Preste atenção aos comentários sobre suas respostas, erros comuns e áreas específicas que precisam de atenção.

2. Reflita sobre seu desempenho:

· Faça uma autoavaliação honesta sobre seu desempenho na prova e identifique quais estratégias de estudo funcionaram bem para você e quais podem precisar ser ajustadas.

· Considere fatores externos que possam ter afetado seu desempenho, como falta de tempo para estudar, organização ou distrações.

3. Estabeleça metas claras:

· Com base na análise do feedback e da devolutiva de prova de seu desempenho, defina metas claras e específicas para melhorar em áreas específicas.

· Estabeleça metas realistas e mensuráveis, como aumentar sua pontuação em questões específicas ou melhorar sua compreensão de determinados conceitos.

4. Elabore um plano de estudos:

· Crie um plano de estudos detalhado que aborde as áreas em que você precisa melhorar, dividindo seu tempo de estudo de maneira equilibrada entre as diferentes disciplinas e habilidades.· Utilize uma variedade de recursos de estudo, como livros didáticos, materiais de revisão, vídeos educacionais, aplicativos e questões de prática.· Priorize revisar os tópicos mais desafiadores e revisar os conceitos fundamentais.

5. Utilize técnicas de estudo eficientes:

· Experimente diferentes técnicas de estudo, como resumo, mapas mentais, ensino para um amigo e prática espaçada, para encontrar o que funciona melhor para você.· Faça pausas regulares durante o estudo para manter sua concentração e evitar a fadiga.

6. Monitore seu progresso:

· Acompanhe seu progresso regularmente revisando seu desempenho em questões de prática e avaliações simuladas.· Faça ajustes em seu plano de estudos conforme necessário com base em sua evolução e novas áreas identificadas para melhorar.

7. Busque apoio adicional se necessário:

· Se encontrar dificuldades em entender determinados conceitos ou resolver questões específicas, não hesite em procurar ajuda de seus professores, tutores, colegas de classe ou o Núcleo de Experiência Discente – NED.· Considere formar grupos de estudo com colegas para discutir tópicos complexos e resolver questões juntos.

Lembre-se de que a recuperação da aprendizagem é um processo contínuo que requer dedicação, comprometimento e paciência. Mantenha-se motivado, seja resiliente diante dos desafios e celebre suas conquistas ao longo do caminho. Com esforço e perseverança, você alcançará seus objetivos acadêmicos para se tornar médico! Boa prova!