Testes de Progresso Institucional - TPI
Conceito do Teste
O Teste de Progresso foi inicialmente desenvolvido no início dos anos 1970, na Universidade de Missouri-Kansas City School of Medicine e na Universidade de Limburg, na Holanda. Este teste tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso e o próprio curso, permitindo uma análise da relação entre conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento dos estudantes. Ao estudante, dá a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como avaliação formativa e identificando problemas potenciais. Desta forma, possibilita implementar ações para a melhoria contínua do estudante e do curso.
Outra utilidade do Teste de Progresso é servir como treinamento para os estudantes, com vistas aos processos seletivos dos quais participarão no decorrer de sua vida profissional, tais como os concursos e prova para a residência médica, por exemplo.
O Teste de Progresso tem sido utilizado pelas escolas que implantaram mudanças curriculares, com currículos baseados/orientados na comunidade, aprendizagem baseada em problemas e currículos orientados por competências, entre outros, além de alguns programas de pós-graduação ou disciplinas isoladas.
Objetivos do TPI
- Acompanhar o seu desempenho acadêmico, sendo um bom indicador de autoavaliação durante a realização de seu curso.
- Avaliar e dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo.
- Verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso.
- Servir como avaliação formativa.
- Identificar problemas potenciais.
O que o teste avalia?
Esse teste avalia os conhecimentos adquiridos durante a formação do estudante no curso, e as áreas avaliadas serão pontuadas de acordo com o período e as habilidades desenvolvidas naquela área em relação ao período que se está cursando.
Cálculo da nota final
A régua de pontuação de cada Teste de Progresso Institucional (TPI) foi criada baseando-se no aproveitamento dos alunos em cada período nas edições anteriores dessa mesma avaliação, o que levou à definição de uma meta de aproveitamento a ser alcançada pelo aluno em cada um dos períodos que compõe o curso.
- O aluno que obtiver aproveitamento igual ou superior à média da meta definida para o período em que ele está matriculado será contemplado com 100% da nota, ou seja, nota 10 – Exemplo: O percentual da meta em relação ao 4º período é de 34,5% de aproveitamento do TPI, caso o aluno obtenha um aproveitamento de 34,5% ou superior a nota dele será de 10 pontos.
- Para o aluno que não atingiu o percentual de meta para o período em que está matriculado, o cálculo é realizado da seguinte forma: a nota do aluno será baseada no percentual da meta que ele atingiu – Exemplo: A meta de aproveitamento para o 7º período é de 42%, se o aluno não atingir essa meta a nota será calculada levando-se em consideração o percentual que ele alcançou dessa meta. Um aluno desse mesmo período que obtiver um aproveitamento de 35% terá 83,33% de atingimento da meta e receberá nota 8,3, ou seja, ele obtém 83,33% da nota total da prova. A nota final sempre será arredondada considerando 1 casa decimal.
Abaixo veremos a meta de aproveitamento por período baseando-se pelo histórico de testes de cada um dos cursos:
Direito:
Enfermagem:
Medicina:
Odontologia:
Psicologia:
💡 Como a sua nota será baseada nos cálculos acima, por favor, desconsidere a pontuação amostrada no caderno de questões, pois esta informação é um padrão do sistema.
Exemplo:
💡 PROVAS SUBSTITUTIVAS:
Cada curso enviará para os alunos as instruções sobre as provas substitutivas.
Composição do TPI
- MEDICINA:
Número de questões: 120 de múltipla escolha
Tempo de prova: 4h30min
Áreas do conhecimento: Ciências Básicas, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva/Medicina de Família e Comunidade - MFC.
- DIREITO:
Número de questões: 60 questões de múltipla escolha
Tempo de prova: 2h30min
Área do conhecimento: Direito ****Ambiental, Direito Civil, Direito ****Constitucional, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Processo Constitucional, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Direito ****Empresarial, Ética e Deontologia, Filosofia, Direito Internacional, Direito ****Penal, Direito Previdenciário, Processo Civil, Processo Constitucional, Processo Penal, Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Tributário.
- ENFERMAGEM:
Número de questões: 60 questões de múltipla escolha
Tempo de prova: 2h30min
Área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Saúde do adulto, Saúde do idoso, Semiologia e Semiotécnica, Parasitologia, Farmacologia, Saúde Coletiva, Ética, Ciências da Saúde, Gerenciamento em Enfermagem, Unidade de tratamento intensivo, Trauma/urgência e emergência, Enfermagem em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Gestão e Empreendedorismo, Enfermagem nos cuidados paliativos e oncologia e Ciências Biológicas e da Saúde.
- ODONTOLOGIA:
Número de questões: 60 questões de múltipla escolha
Tempo de prova: 2h30min
Área do conhecimento: Ciências Básicas, Cirurgia, Odontopediatria, PNE, Saúde Coletiva, Periodontia e Endodontia e Reabilitação Oral.
- PSICOLOGIA:
Número de questões: 60 questões de múltipla escolha
Tempo de prova: 2h30min
Área do conhecimento: Psicologia e Ciência, Ciências Humanas, História da Psicologia, Psicologia e Profissão, Abordagens da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Personalidade, Psicopatologia, Psicofarmacologia, Neuropsicologia, Processos Psicológicos básicos, Campos de atuação profissional, Estatística e Epidemiologia em Psicologia, Políticas públicas e Psicologia, Bases biológicas do comportamento humano, Direitos humanos e Psicologia, Diversidade, Marketing e atuação profissional e Ética.
Horários dos TPI (Horários de Brasília)
💡 LEMBRE-SE: O Teste de Progresso Institucional é PRESENCIAL!
Recursos - TPI do curso de Direito/Enfermagem/Odontologia/Psicologia
A etapa de recursos dos TPIs dos cursos de Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia será realizada pela Plataforma Qstione, por meio do Fluxo de Contestação.
Abaixo segue o tutorial com o passo a passo de como contestar o gabarito de uma questão da prova:
*Caso você não tenha recebido a chave de contestação no seu e-mail cadastrado junto à IES, acione a coordenação do seu curso para solicitar o envio da chave.
Período de interposição de recursos 2ª CHAMADA:
TPI Curso de Direito/Odontologia
Abertura: 12/11 - 12:00
Fechamento: 14/11 - 12:00
TPI Curso de Enfermagem/Psicologia
Abertura: 18/11 - 12:00
Fechamento: 19/11 - 12:00
*Horários de Brasília.
Recursos - TPI do curso de Medicina - 2ª CHAMADA
Formulário: https://forms.office.com/r/CxLY6ph8BQ
Abertura: 11/11 - 21:00
Fechamento: 13/11 - 22:00
Recursos - TPI do curso de Direito/Enfermagem/Odontologia/Psicologia
No dia da prova:
- Confira se seu caderno de prova contém todas as páginas e o número de questões correto (em número). Em caso negativo, peça outro caderno de prova ao aplicador.
- Confira o seu nome no cartão-resposta.
- Utilize somente caneta esferográfica azul escuro ou preta e não rasure o cartão-resposta.
- Quando não souber a resposta, assinale a alternativa que considere mais provável.
- Não deixe questões em branco ou assinale mais de uma alternativa, isso implica anulação da questão.
- Transponha suas respostas às questões do teste para seu cartão-resposta com atenção, conferindo o número da questão a que você respondeu e a alternativa (A, B, C, D ou E) assinalada para, em seguida, preencher o campo correspondente no cartão-resposta. Preencha todo o círculo, sem ultrapassá-lo.
- É proibido qualquer tipo de comunicação durante a prova, bem como o uso de aparelhos eletrônicos.
- O tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos para a Medicina e 2 horas e 30 minutos para Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, sendo previstos os 30 minutos para medicina e 15 minutos para os demais cursos, do tempo de prova, para o preenchimento do cartão-resposta.
- NÃO será permitido deixar o local de prova antes de transcorridas 2 horas para a Medicina e 1 hora e 30 minutos de prova para Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.
- Na saída, este caderno de prova deverá ser entregue juntamente com o cartão-resposta ao aplicador da avaliação.
- Você poderá levar APENAS o cartão-conferência para checar suas respostas posteriormente.Por isso, você receberá dois cartões-resposta: um para entregar ao aplicador e outro para levar para casa.
- Não se esqueça de assinar o cartão-resposta.
- Caso algum aluno seja visto colando, sua prova será confiscada e sua nota zerada.