Por
Redação Afya
5.6.2023
•
2 min de leitura
Compartilhe
Obter a nota 5 no Ministério da Educação (MEC) é um critério que eleva qualquer instituição de ensino a um patamar de excelência. Trata-se de uma forma de comprovar a qualidade de seus cursos de nível superior. No primeiro semestre de 2023, diversos cursos das instituições de ensino que compõem o ecossistema Afya receberam o conceito máximo atribuído pelo governo.
Os indicadores de qualidade do MEC avaliam alguns aspectos das instituições, como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico dos cursos. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de visitas presenciais ou virtuais, e assegura que, a partir da formação escolhida, os estudantes façam um curso que seguirá todas as diretrizes e currículo obrigatório propostos pelo MEC.
“A nota máxima na avaliação da nossas IES e cursos demonstra o compromisso da Afya em proporcionar uma educação de qualidade, transformadora e inovadora. Essa conquista dos cursos de diferentes áreas do conhecimento é um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes, da dedicação apaixonada de nossos docentes e da energia vibrante de nossos estudantes”, destaca Luiz Cláudio Pereira, diretor de Ensino na Afya.
Um dos cursos com nota máxima no MEC é o de Medicina do Centro Universitário UNIPTAN, em São João del-Rei (MG), instituição adquirida pela Afya em 2004. Desde 2015, ano de início das atividades do curso, a graduação em Medicina da unidade acompanha o desenvolvimento e avanço do ensino na área médica a partir de uma visão diferenciada das metodologias ativas. O curso tem 49 vagas autorizadas ao ano e possui excelência no ensino, no qual o estudante é o protagonista na construção do seu conhecimento, fortalecido por uma estrutura acadêmica de referência nas regiões Sul e Sudeste de Minas Gerais.
A Reitora do UNIPTAN, Maria Tereza Gomes Lima, destaca que o sucesso na avaliação do curso demonstra o comprometimento institucional de todos. “Ser avaliado com a nota máxima pelo MEC é motivo de muito orgulho para nós. O resultado da avaliação reflete o nosso compromisso com uma formação de excelência voltada não apenas para o conhecimento dos conceitos e das técnicas médicas, mas também, para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que humanizam o exercício da profissão. Este é um trabalho feito em conjunto com toda a comunidade acadêmica: coordenação, docentes, discentes, colaboradores e gestores”, ressalta.
Outro exemplo bem-sucedido de curso nota 5 no MEC é o de Psicologia do Centro Universitário UNITPAC, em Araguaína (TO), que entre outros atributos, se diferencia por oferecer a possibilidade de atuação direcionada à psicologia indígena e comunitária, por exemplo, com uma visão ampla do processo saúde/doença, assegurando a integralidade e a humanização dos acompanhamentos prestados.
Desde 2021, o curso conta com uma Clínica Escola de Psicologia, a primeira da região, que realiza atendimentos gratuitos à comunidade e auxilia na formação dos acadêmicos durante o período de estágio clínico do curso de Psicologia, proporcionando experiências práticas ao aluno, com o acompanhamento de professores capacitados e aplicando técnicas específicas para o tratamento.