Por
Redação Afya
18.9.2023
•
3 min de leitura
Compartilhe
A Afya fez sua estreia no "SDGs in Brazil", maior evento de sustentabilidade para o mercado corporativo brasileiro, organizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil, do qual somos signatários desde 2020. O evento aconteceu na sede da ONU, em Nova York, nos dias 14 e 15 de setembro.
Com palestrantes do porte de Amy Webb, John Elkington, Peter Senge, Rachel Maia e Tarciana Medeiros, e dezenas de potentes iniciativas de marcas e empreendedores no espectro da temática ESG, o evento marcou o lançamento do projeto de causa da Afya: contribuir para promover a saúde mental de médicos e estudantes de medicina.
A VP de Marketing e Sustentabilidade, Stella Brant, representou a empresa na sala dedicada aos Direitos Humanos, com o tema "Tecnologia e inovação: perspectivas do futuro do trabalho e saúde mental". Stella trouxe dados preocupantes a respeito da saúde mental de médicos em todo o mundo. Todos os anos, entre 300 e 400 médicos tiram suas próprias vidas nos EUA, sendo a taxa de suicídio entre as médicas mulheres 130% maior que a população feminina geral, segundo estudo da OMS, de 2022.
O Research Center da Afya, área liderada por médicos e dedicada a pesquisas sobre comportamento, tendências e dores da categoria, realizou um estudo nacional sobre saúde mental no final de 2022. Entre os principais achados, destaque para:
✅ 79,6% dos médicos brasileiros sofreram com sintomas de transtorno de ansiedade durante a vida, enquanto 69,4% deles já apresentaram sinais de depressão.
✅ 75,9% dos profissionais trabalham por até 60 horas semanais e somente 35% dos entrevistados conseguem manter regularmente um sono reparador.
✅ Apenas 33,3% dos participantes contam com momentos de lazer e 70,7% não praticam regularmente uma atividade física.
“Diante de um cenário tão dramático, entendemos a urgência de trazer a saúde mental de médicos e estudantes de medicina para o centro da nossa estratégia de sustentabilidade. Este, que já era um tema relevante para áreas como RH e ensino, ganhou a dimensão de causa para toda a Afya e um tema central do S do ESG”, afirma Stella.
Para o CEO, Virgilio Gibbon, o SDGs in Brazil foi uma oportunidade importante de exposição da Afya para uma audiência muito qualificada com um tema que move cada vez mais os 10 mil colaboradores. “Vamos ajudar os médicos a mudar esta realidade, já que nosso propósito é de que eles vivam o melhor da medicina”.