Notícias
Balanço

Forte geração de caixa e aumento na base de alunos de Medicina destacam a Afya no 1º semestre

Compartilhe
balanco_2Q23

No dia 28 de agosto, a Afya anunciou os resultados do 2º trimestre de 2023 e o consolidado do 1º semestre do ano, que confirmam o crescimento sustentável do maior hub de educação e soluções digitais médicas do país. Na frente educacional, são 20.790 alunos de graduação em Medicina matriculados em 30 unidades de 14 estados (+18,4% em relação ao mesmo período de 2022) e 3.163 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Em demais cursos da área da saúde, a Afya atingiu 21.117 alunos no período, além de 24.545 alunos de outras áreas, totalizando 66.452 alunos de graduação. Em educação continuada, são 4.646 médicos matriculados em cursos de pós-graduação e especialização em 16 cidades brasileiras (+31,1% comparado ao mesmo período do ano passado).

Já no segmento de soluções digitais para médicos, a Afya também encerrou o trimestre com importantes avanços: são cerca de 282 mil usuários ativos por mês, entre médicos e estudantes de medicina. Isso significa que 1 em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país é usuário de pelo menos uma solução digital da Afya.

“Em soluções digitais especificamente, a receita líquida cresceu 28% comparado ao mesmo período de 2022. É a confirmação da nossa estratégia, iniciada em 2020, em plena pandemia, seja na oferta de soluções para estudantes e médicos, que chamamos de B2P (Business to Physician), sejam aquelas para o mercado B2B, especialmente as indústrias farmacêuticas, com as quais já temos mais de 100 contratos. Na frente de formação e atualização médicas, também estamos avançando com consistência em base de alunos. Tudo isso se reflete nos indicadores financeiros, como receita líquida e EBITDA, que cresceram significativamente em 2023”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Destaques financeiros

No 2º trimestre de 2023, a receita líquida ajustada foi de R$ 712,2 milhões (+23.6%). O EBITDA ajustado foi de R$ 268,2 milhões (+21,8%), com margem EBITDA ajustada de 37,7%.

Assim como no 2º trimestre, o retrospecto da Afya no consolidado do 1º semestre de 2023 é muito positivo. No período, a receita líquida ajustada foi de R$ 1,421.6 milhões (+24.3%). Já o EBITDA ajustado foi de R$ 598.4 milhões (+21,9%), com a margem EBITDA ajustada de 42,1%. A conversão de caixa foi de 98.9%, levando à sólida posição de caixa, no final de junho, de R$ 741.2 milhões.

A empresa também reafirmou o guidance informado ao mercado para o final de 2023:

• Receita líquida ajustada entre R$ 2.750 milhões e R$ 2.850 milhões

• EBITDA ajustado entre R$ 1.100 milhões e R$ 1.200 milhões.

Mais informações sobre os resultados financeiros da Afya estão em https://ir.afya.com.br/

Geração de impacto

Comprometida com a visão de “transformar a saúde com quem tem a Medicina como vocação”, a Afya atua fortemente na geração de impacto social nas regiões onde opera. Entre os indicadores ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) que a Afya reporta ao mercado desde 2021, destaque para:

• Mais de 285 mil atendimentos gratuitos realizados, no 1º semestre de 2023, por alunos, médicos e preceptores às comunidades em que atuamos. Ao longo de 2022, o número de atendimentos chegou a quase meio milhão.

• Até março de 2023, as instituições de ensino que compõem a Afya já tinham formado mais de 18.865 médicos ao longo dos últimos 24 anos.

• A Afya mantém 714 parcerias, entre hospitais, clínicas e prefeituras, para os cenários de prática de estudantes de medicina e médicos que estão na especialização.

Criação de categoria e campanha de marca

A Afya acaba de lançar sua primeira grande campanha em âmbito nacional com o tema “Afya. Viva o melhor da medicina”, que vai circular pelo país por meio de ações em TV, rádio, mídia exterior, digital e diversas experiências. A campanha visa à construção de conhecimento e reputação da Afya junto a médicos, estudantes de medicina, stakeholders do setor da saúde e sociedade, apresentando a marca como a grande parceira deste profissional, da graduação até a maturidade da carreira.

O objetivo da ação é posicionar a Afya como uma marca de elevada relevância, credibilidade e potencial de crescimento, fortalecendo a presença do médico no centro do negócio. As unidades de graduação em Medicina do grupo, além da pós-graduação, especializações e soluções digitais, agora passam a contar com a assinatura da Afya, contribuindo para a construção de uma marca forte, líder e referência em medicina no país.