Por
Redação Afya
5.9.2022
•
5 min de leitura
Compartilhe
Pessoas com deficiência fazem parte do nosso dia a dia e foi-se o tempo que viviam reclusos em suas casas devido à falta de estrutura para recebê-las. Segundo a Unicef, uma a cada 20 crianças no mundo sofre com algum tipo de deficiência física, grave ou moderada, o que dá em torno de 93 milhões de crianças. No Brasil, crianças menores de 12 anos de idade não têm direito a cadeira de rodas gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi a partir desta necessidade que um grupo de pesquisadores da UNIPTAN Afya, em São João del-Rei (MG), desenvolveu o projeto de uma nova tecnologia com perspectiva sustentável e de baixo custo para os usuários: uma cadeira de rodas para crianças feita com cano do tipo PVC que responde por joystick e comandos via bluetooth. A base da ideação veio de uma instituição americana, mas houve adaptação para o biotipo corporal das crianças brasileiras.
O projeto é fruto de iniciação científica desenvolvida no curso de Fisioterapia da UNIPTAN e foi um dos cinco vencedores do Programa Afya Ventures para receber mentoria e acompanhamento de especialistas em inovação e empreendedorismo. “Quando saiu o resultado nossa equipe ficou bastante entusiasmada. É uma possibilidade de alçar voos que sozinhos não conseguiríamos. Foi bastante gratificante. A equipe aprendeu muito. Inclusive o nome ‘Volver’ [startup] surgiu durante o Afya Ventures”, revela Larissa Pereira, idealizadora do projeto e professora da UNIPTAN.
Para desenvolver a estrutura ideal da cadeira foram necessários 12 meses de estudo. Atualmente, o projeto da startup está em fase de prototipação do assento e acoplamento das rodas. Além do custo 3 vezes menor, outro diferencial da cadeira é personalização, pois se adapta ao desenvolvimento infantil. “Como é uma cadeira feita em PVC, a gente consegue adaptar as peças a medida do crescimento da criança”, reforça Larissa.
Ensino em radiologia
A falta de ferramentas que permitem a prática no estudo da radiologia é um desafio que atinge 25 mil alunos de medicina todos os anos. Estimular a participação do aluno em atividades práticas aumenta a assimilação de novos conhecimentos. Por meio de um software com acessos a diversos casos clínicos reais, que incluem exames de tomografia computadorizada, ressonâncias magnéticas e fusões de diversos exames radiológicos, a Hands on Health ajuda alunos de graduação da área de saúde a se prepararem para a vida real.
O sistema possui um módulo que auxilia no planejamento radioterápico, enquanto permite que o aluno treine contornos de órgãos de risco e áreas tumorais, tornando a aula prática e mais acessível Como resultado, os pacientes dos futuros profissionais terão um atendimento de mais qualidade com médicos melhores qualificados. Atualmente, a Hands On Health está em busca de parcerias estratégicas na área comercial e determinação de ações de marketing para os produtos. A startup também foi finalista do Programa e incubada no Afya Ventures.
Inovação e empreendedorismo
O Afya Ventures é um hub de iniciativas que inspiram e potencializam negócios inovadores dentro da empresa e fomentam o ecossistema de inovação de saúde e educação brasileiro. A área busca incentivar a experimentação e formação empreendedora, além de encontrar startups e soluções mais eficazes e inovadoras que tenham sinergia com o negócio da Afya para resolver desafios e problemas do dia a dia.
As startups que tenham relação com o segmento de negócio da Afya e que esteja em busca de investimento, ou aquelas com soluções para os nossos desafios corporativos, podem se cadastrar no link http://bit.ly/afyaventureshub.