Instituto Afya

O Instituto Afya é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos e que atende a interesses sociais. Nascemos com o objetivo de apoiar e desenvolver iniciativas que impactam significativamente a saúde da população brasileira, especialmente daqueles menos assistidos e que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Missão: Fortalecer a saúde pública do Brasil por meio da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento de tecnologias.

Propósito: Transformar a saúde junto com quem tem a medicina, a educação e a pesquisa como vocação.
Credit card mockups
Dashboard mockup

Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT)

Segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo. No Brasil, informações do Ministério da Saúde apontam que 40% da população brasileira possui pelo menos uma DCNT e 54,7% das mortes aconteceram em decorrência de complicações dessas doenças. Destas mortes 41,8% ocorreram prematuramente (entre 30 e 69 anos), sendo a 1ª causa de óbito nessa faixa etária.

Não resta dúvida de que esta é uma necessidade urgente para o país e, por isso, se tornou a causa principal e o foco de atuação do Instituto Afya.

Atuação dividida em quatro grandes eixos

A estruturação do Instituto Afya e sua operação estão baseadas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 (Plano de Dant), do Ministério da Saúde.

Eixo 1 – Pesquisa: Condução de pesquisas básicas e aplicadas.
Eixo 2 – Inovação: Criação de soluções inovadoras, incluindo produtos, serviços e processos.
Eixo 3 – Formação: Desenvolvimento de conteúdos e trilhas de aprendizagem para capacitação de profissionais da saúde pública.
Eixo 4 – Articulação: Promoção de articulação política para ampliar o acesso à saúde para populações vulneráveis e para a escalabilidade de soluções tecnológicas.
Dashboard mockup

Contribuição para as metas da Agenda 2030

Por se dispor a eliminar desigualdades em saúde e a promover alto impacto no sistema de saúde brasileiro, o Instituto Afya vai contribuir diretamente para a meta 3.4 da Agenda 2030, da ONU: Reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento.