Notícias
Resultados

Afya anuncia os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024

Compartilhe
logo

Demonstrando crescimento consistente dos negócios, Afya tem trimestre marcado pela expansão da margem bruta nos três segmentos, sólida geração de caixa e crescimento robusto do EPS

Nova Lima (MG), 09 de maio de 2024 - A Afya Limited (NASDAQ: AFYA; B3: A2FY34), maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, divulgou hoje os resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre encerrado em 31 de março de 2024. Os resultados financeiros estão expressos em reais e são apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).

  • A receita líquida do primeiro trimestre de 2024 aumentou 13,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$804,2 milhões;
  • O EBITDA ajustado do primeiro trimestre de 2024 aumentou 20,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$397,9 milhões, com uma margem EBITDA ajustada de 49,5%. A margem EBITDA ajustada aumentou 300 bps quando comparado ao primeiro trimestre de 2023;
  • O lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 aumentou 76,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$208,3 milhões, e o lucro líquido ajustado aumentou 50,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$251,0 milhões. Com um crescimento de EPS ajustado de 54,4% no mesmo período;
  • A conversão de caixa atingiu 110,1%, com uma sólida posição de caixa de R$ 611,1 milhões;
  • O trimestre foi finalizado com aproximadamente 334 mil médicos e estudantes de medicina no ecossistema da Afya.

“Mais uma vez, comprovamos a resiliência de nossos negócios e a execução bem-sucedida de nossa estratégia. Com mais uma rodada de crescimento sólido e expansão de margem em todos os negócios, nossa missão continua sólida como sempre: oferecer um ecossistema que integre educação e soluções digitais para toda a jornada médica, aprimorando o desenvolvimento, a atualização, a assertividade e a produtividade dos profissionais de saúde. A parceria em toda a jornada de formação médica e o suporte ao longo de toda a sua carreira profissional cria diferenciais únicos para a Afya e nos deixa muito orgulhosos do nosso negócio, além de animados com o que estamos planejando para o futuro”, ressalta Virgilio Gibbon, CEO da Afya. 

Destaques do primeiro trimestre de 2024

A expansão da margem de lucro da Afya foi impulsionada pela completa integração das instituições UNIMA e Afya Jaboatão, bem como pela operacionalização de quatro campi do programa Mais Médicos no terceiro trimestre de 2022.  

A empresa também se beneficiou de uma reestruturação operacional interna focada nos segmentos de Educação Continuada e de Soluções para a Prática Médica. O objetivo foi centralizar todos os serviços de educação continuada médica em uma única estrutura, maximizando sinergias e estimulando o crescimento.

Nessa reorganização interna, os produtos Medcel, Além da Medicina, CardioPapers e Medical Harbour foram consolidados no segmento de negócios Educação Continuada, atualmente responsável por educação médica continuada para médicos, incluindo programas de preparação para residência, preparação para provas de títulos, programas de especialização, cursos de pós-graduação para médicos e outros cursos destinados a médicos.

O segmento de Serviços Digitais foi renomeado para Soluções para a Prática Médica e seguiu reunindo produtos digitais para médicos, englobando software de decisão clínica, ferramentas de gerenciamento de prática e registros médicos eletrônicos, relacionamento médico-paciente e Prescrição digital, além de serviços para agentes de saúde (soluções de acesso, demanda e eficiência). Na reorganização, o segmento da Graduação (que engloba cursos de medicina, outros programas de saúde e cursos de ex-saúde) permaneceu inalterado.  

O crescimento no primeiro trimestre foi também fomentado pela aprovação, pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, de 40 novas vagas para o Campus FIP Guanambi na Bahia, elevando o total de vagas de medicina nesse campus para 100, contabilizando um total de 3.203 vagas autorizadas em toda a rede Afya.

No dia 2 de maio, a Afya anunciou a compra de 100% do capital da Unidom Participações S.A, controladora das instituições Unidompedro e Faculdade São Luiz. Essa aquisição, pendente de aprovação pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), adicionará 300 novas vagas anuais de medicina, elevando o total para 3.503.

Recentemente, a Afya também foi destacada no programa "Liderança com ImPacto" do Pacto Global da ONU no Brasil. O CEO da companhia, Virgílio Gibbon, foi escolhido como um dos porta-vozes do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e passa a atuar como um mensageiro frequente das ações e metas deste ODS nos eventos em que participa, nas entrevistas à imprensa e em suas publicações nas redes sociais para alcançar diferentes públicos. A Afya é a primeira empresa de educação médica a participar do programa.

A companhia foi ainda reconhecida pela revista TIME como a terceira EdTech mais influente do mundo em 2024. O ranking considerou critérios como solidez financeira, impacto na indústria e adoção de tecnologias educacionais, com a Afya figurando em terceiro entre as 250 empresas mais relevantes globalmente.