Notícias
Recursos Humanos

Afya aposta em diferentes iniciativas para promover a saúde mental de colaboradores, médicos e estudantes de medicina

Compartilhe
ilustracao-saude-mental

O tema saúde mental, até então estigmatizado e encarado como tabu por muitas pessoas, ganhou projeção com a pandemia da Covid-19 e trouxe para os holofotes discussões sobre o assunto. Segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. Cuidar da saúde mental e falar de forma franca e aberta sobre esse tema é uma necessidade urgente – pelo bem dos indivíduos, da sociedade e da sustentabilidade dos negócios.  

Desde 2020, a Afya está comprometida com o Movimento #MenteEmFoco, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU no Brasil, que pretende estimular a discussão sobre o tema e estabelecer ações concretas e de suporte a colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável. As empresas que se tornarem signatárias do Movimento firmam o compromisso de promover ações de incentivo à saúde mental, oferecer orientação e manejo de crises, ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento, entre outros.

Em 2021, a companhia deu início ao “Afya com Você”, um programa de qualidade de vida e bem-estar focado em proporcionar um ambiente de trabalho saudável em que o colaborador é valorizado e consegue equilibrar a vida pessoal com a profissional. Entre as principais iniciativas do programa direcionadas à saúde mental está a criação da Brigada de Saúde Mental, um grupo formado por mais de 40 colaboradores distribuídos em todas as frentes de negócio e unidades da companhia, que foram capacitados para identificar, acolher sem julgamentos e orientar seus colegas de trabalho que estejam vivenciando uma crise emocional, momentos de adversidades ou sentimentos negativos.

Suporte psicológico

Outra ação interna nessa linha é a oferta de suporte psicológico gratuito aos colaboradores da Afya com sessões online semanais por meio de um aplicativo. “A parceria com a plataforma Psicologia Viva ofertada pela Conexa Viva já realizou mais de 2.600 consultas desde março de 2023 e é utilizada por mais de 500 colaboradores mensalmente, além de ter sido aberta para uso de dependentes legais com valor bastante acessível. Um dos nossos objetivos com essa e outras ações é que a saúde mental seja tratada na Afya não apenas como uma medida emergencial, mas, de forma preventiva e humanizada”, destaca Michelle Wizenberg Dentes, diretora de Desenvolvimento, Remuneração e Bem-estar da Afya.

A Universidade Corporativa Afya (UCA) também disponibiliza uma Trilha de Aprendizagem com mais de 15 conteúdos sobre saúde mental entre webinars, vídeos, ebooks e guias, além de uma agenda positiva com diversas iniciativas mensais seguindo o calendário de datas da OMS. Há, também, o investimento na capacitação intensa da liderança em todos os níveis e oferta de programas que os envolvem, abordando principalmente o tema de segurança psicológica

“Para abastecer o time de informações, todos os meses é realizada a análise dos indicadores de saúde integral de toda a empresa e correlação com resultados da pesquisa de clima contínua, dessa forma, as ações podem ser intensificadas ou revistas em função de determinada demanda mais ou menos crítica”, garante Michelle.

Saúde mental de médicos e estudantes de medicina

Estudantes e profissionais da medicina têm suas dinâmicas pautadas por anos de estudo, horas de plantões, inúmeros atendimentos, escutas, curativos, prontuários, nascimentos, mortes. Um misto de pressão e realização, de expectativas e frustrações que os confronta diariamente com aquilo que mais importa: sustentar a vida.

A Afya conhece de perto essa realidade e sabe o quanto o cuidado com a sua saúde mental desse público é importante. Os alunos de graduação e pós-graduação das Faculdades de Ciências Médicas Afya contam com o Núcleo de Experiência Discente (NED), que realiza oficinas de saúde mental e qualidade de vida, além de grupos terapêuticos e atividades extracurriculares que ajudam no desenvolvimento de soft skills e o saber lidar com as emoções, especialmente daqueles que estão longe da família ou vivenciaram alguma experiência de luto.

Projeto de causa

Com o intuito de apoiar ainda mais esse público para que vivam o melhor da Medicina, no dia 15 de setembro, na sede da ONU, em Nova Iorque, a Afya lançou seu projeto de causa que visa promover a saúde mental de médicos e estudantes de medicina. O lançamento aconteceu no “SDGs in Brazil”, maior evento de sustentabilidade para o mercado corporativo brasileiro, organizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. A causa é estratégica para a companhia, pois está diretamente conectada ao seu posicionamento de marca, propósito e visão de futuro.

“Há pouco mais de 1,5 ano, começamos a desenhar um projeto de causa, em que o ‘H’ de ‘health’ (Saúde) está intrinsecamente ligado ao ‘S’, de ‘Social’ da sigla ESG. Se há um tema que diz respeito à própria sustentabilidade do negócio da Afya é o cuidado com a saúde mental e o bem-estar de médicos e estudantes de medicina. Por isso, nós entendemos que era preciso trazer esse tema para o centro da nossa estratégia ESG. Com este projeto de causa queremos que toda a sociedade (re)conheça o ser humano que existe por trás de cada jaleco”, ressalta Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade da Afya.

Inicialmente, a ideia é desenvolver um Índice de Saúde Mental dos médicos e estudantes de medicina, que permitirá quantificar em que patamar está a condição mental da categoria. Esse índice será composto por uma série de indicadores, criados com base em protocolos de saúde mental reconhecidos internacionalmente e com envolvimento de profissionais acadêmicos com expertise no tema. Há outras iniciativas previstas que envolvem diferentes. “Será um índice inédito no Brasil e no mundo. No futuro breve, queremos que este índice possa ser adotado com um dos principais instrumentos para a formulação de políticas públicas em prol da saúde mental e bem-estar de médicos e, também, outros profissionais da saúde”, reforça Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.