Notícias
Sustentabilidade

Em evento da ONU, Afya assume compromisso público no ODS 3 e vai realizar 5 milhões de atendimentos gratuitos de saúde até 2030

Compartilhe
sdgs-2024-compromisso-ods3

A Afya dá mais um passo para se consolidar como uma empresa referência na geração de impacto na saúde. A companhia acaba de anunciar um novo compromisso público no âmbito do Pacto Global da ONU no Brasil. Desta vez, a Afya se compromete em realizar 5 milhões de atendimentos gratuitos de saúde até 2030, meta relacionada diretamente ao ODS 3 - Saúde e Bem-estar.

O anúncio foi feito no último dia 20 de setembro, em Nova Iorque, pela diretora de Sustentabilidade da Afya, Cíntia Marin, durante o 4° Encontro com Lideranças Empresariais: Ambição pelos ODS para a Década da Ação. O painel integrou a programação do “SDGs in Brazil”, maior evento de sustentabilidade do mercado corporativo brasileiro, realizado durante a Assembleia Geral da ONU.

“Temos muito orgulho do nosso pioneirismo em ser a primeira empresa brasileira a assumir um compromisso focado 100% em metas do ODS 3, mais especificamente nas submetas 3.4, 3.9b e 3.9c. Com este comprometimento, queremos não apenas realizar atendimentos gratuitos de saúde, mas promover, sempre em conjunto com o médico, um impacto duradouro nas populações que atendemos, com mudanças de longo prazo e significativas na qualidade de vida e na saúde das comunidades”, destaca Cíntia.

Para atingir a meta, a empresa planeja executar uma série de ações que viabilizem a oferta de mais consultas médicas e de saúde, e que contribuam, também, para a melhoria dos indicadores de saúde da Atenção Primária dos municípios onde há operações Afya. Segundo a diretora, entre as iniciativas previstas estão o aumento de ambulatórios próprios, chegando a 27 unidades, e a implantação da Rede Afya de Saúde Digital, com a oferta de atendimentos gratuitos de telemedicina, principalmente de especialidades carentes em algumas regiões, como Psiquiatria.  

Em 25 anos de história, a Afya formou mais de 20 mil médicos e, de 2019 a 2023, realizou mais de 2 milhões de atendimentos gratuitos de saúde. Com o novo compromisso, a empresa está se desafiando a realizar quase três vezes mais atendimentos no período de seis anos. Isso equivale a mais de 800 mil atendimentos gratuitos de saúde por ano. “Iremos continuar contribuindo para o aumento do número de médicos, o que impacta diretamente nos atendimentos oferecidos e, além disso, também vamos buscar influenciar na criação de políticas públicas para a fixação desses profissionais nas localidades onde atuamos, especialmente naquelas onde o número de médicos por mil habitantes é baixo”, garante Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade na Afya.

Como prova do seu protagonismo em saúde e bem-estar, no início de 2024, a Afya foi a primeira empresa de educação médica a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do Pacto Global. O CEO da companhia, Virgilio Gibbon, foi convidado para ser um dos porta-vozes do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

Impacto na saúde da população

Em agosto deste ano, a Afya divulgou os primeiros resultados de um estudo inédito que mensura o efeito positivo da atuação das escolas de Medicina da empresa na saúde dos municípios em que está presente. No período de 2004 a 2021, a empresa ajudou a fixar quase 4 mil médicos, contribuiu para a redução da taxa de internação e taxa de mortalidade por doenças preveníveis por imunização e condições sensíveis, além da redução da taxa de mortalidade por doenças sensíveis à atenção primária. Esses dados se traduzem em 28,6 mil vidas salvas.  

Para ilustrar os resultados do estudo, a Afya produziu a websérie “Saúde que transforma: O impacto da Afya nas comunidades”. Em quatro episódios e por meio de depoimentos de médicos, estudantes, pacientes e outros personagens, a produção retrata como as escolas de Medicina contribuem para a melhoria dos indicadores de saúde da Atenção Primária e para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde estão presentes.  

Saúde mental e equidade de gênero

Em 2021, a Afya assumiu seu primeiro compromisso público perante o Pacto Global, no ODS 5 – Equidade de gênero: ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Na época, essa relação era de 36%. Três ano depois, a porcentagem aumentou em dez pontos, chegando a 46,4% de mulheres gerentes e acima.  

Para reforçar esse compromisso, a companhia aderiu, em 2023, ao Movimento Elas Lideram, também promovido pelo Pacto Global, reforçando o seu compromisso com a equidade de gênero.  

Desde 2022, a Afya também faz parte do Movimento Mente em Foco e tem avançado cada vez mais no desenvolvimento de ações concretas e de suporte a colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável.