Notícias
Inovação

Afya é reconhecida como uma das 50 empresas que mais se engaja em inovação aberta com startups

Compartilhe
A Gradient

No último dia 18/10, foi anunciado o Ranking TOP 100 Open Corps 2022, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano, a partir de dados gerados pelo próprio mercado. A Afya se destacou entre mais de 4 mil empresas inscritas e, pela primeira vez, a companhia ingressou no ranking geral e ficou entre as 50 empresas que mais se engaja em inovação aberta com startups no Brasil. Na categoria Serviços de Educação, a Afya passou do 5º, em 2021, para o 2º lugar. A premiação é realizada pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina.

O Ranking mostra que, em 2022, as corporações fecharam mais negócios com startups do que nunca. Segundo o levantamento, realizado entre julho/21 e junho/22, o valor total de contratos de Open Innovation fechados entre corporações e startups alcançou o montante de R$ 2,7 bilhões, representando um valor médio de R$ 260 mil por contrato.

“Para nós da Afya, estar no ranking TOP Open Corps 2022 reforça a nossa estratégia de colaborar com startups para gerar mais eficiência para a companhia, melhorar a experiência da educação médica e consolidar o ecossistema de inovação em saúde que viemos construindo nos últimos anos”, destaca Luis André Carpintero Blanco, CFO da Afya.

Somente foi possível alcançar essa conquista porque, em 2021, a Afya passou a investir no Afya Ventures, um hub de iniciativas que inspiram e potencializam negócios inovadores dentro da empresa e fomentam o ecossistema de inovação em saúde e educação brasileiro, que envolve colaboradores, alunos e professores, conexão com startups e parceiros. “A inovação aberta tem permitido fomentar a experimentação, dar apoio metodológico e encontrar soluções mais eficazes e inovadoras para resolver desafios de negócio e de mercado da Afya, resultando na melhora de produtos, entregas e serviços para os clientes, aumento da eficiência e redução de custos”, comenta Bruno Scolari Miranda, diretor de inovação da Afya.

Serviços de Educação

No setor de Serviços de Educação, as corporações TOP 10 foram responsáveis por 61% dos relacionamentos com startups. O Ranking 100 Open Startups identificou 47 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 152 o número de Open Corps identificadas no Brasil.

No total, as corporações de Serviços de Educação estabeleceram 498 relacionamentos de negócios com 325 startups no último ano, um crescimento de 98% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.

Case Enotas

No início de 2022, a área de inovação da Afya mapeou um grande desafio interno: as instituições de ensino do grupo levavam muito tempo para emitir, organizar e armazenar as notas fiscais dos pagamentos realizados pelos alunos. Após diversas etapas para qualificação e entendimento aprofundado do desafio, foi feita a busca por soluções externas junto a startups disponíveis no mercado. “Apresentamos ao time de negócio algumas soluções selecionadas pelo Afya Ventures e decidimos fazer um projeto piloto com a startup Enotas, que oferece  um software de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) automática. Com isso, reduzimos custos, aumentamos a produtividade, diminuímos os riscos de compliance e entregamos uma melhor experiência aos nossos alunos”, explica Isabella Corradi, coordenadora de inovação da Afya.

O Ranking TOP Open Corps é parte do Ranking 100 Open Startups, que é publicado desde 2016 e chega a sua sétima edição em 2022. Além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações TOP 5 e TOP 10, em 25 categorias setoriais. Para mais informações sobre o ranking, acesse www.openstartups.net/site/ranking/