Notícias
Sustentabilidade

Afya garante consumo de eletricidade 100% renovável por meio de aquisição de I-RECs

Compartilhe
usina-fotovoltaica-afya

A Afya garantiu a origem limpa e renovável de 100% da energia elétrica consumida, no ano de 2023, nas unidades de graduação e pós-graduação médica espalhadas pelo país. A iniciativa foi alcançada por meio da aquisição de 20.200 I-RECs, certificados que rastreiam os MWh (Megawatt-hora) consumidos e garantem que eles sejam provenientes de fontes renováveis, como solar e eólica, seguindo recomendações e critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia.

A aquisição de Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) no Brasil e no mundo cresce à medida que o mercado adota e exige práticas de ESG que reduzam as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Ao obter certidões no padrão I-REC, a Afya está cada vez mais alinhada a um mercado preocupado com os impactos socioambientais. “1 REC é equivalente a 1 MWh consumido a partir da energia limpa. Com esta aquisição, a Afya deixou de emitir mais de 700 toneladas de CO2 na atmosfera em 2023, zerando as emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia elétrica em todas as suas operações de graduação e pós-graduação”, destaca Nathalia Silva, engenheira ambiental da área de Sustentabilidade da Afya.

A iniciativa faz parte de um conjunto de melhores práticas de gestão, que contribuem para a redução do impacto ambiental nas regiões onde opera, especialmente naquelas com unidades de graduação e pós-graduação. Para Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade da companhia, a obtenção do certificado I-REC está alinhada à estratégia ESG da Afya, que tem como um dos temas principais a mitigação de riscos socioambientais. “Esse investimento na redução das nossas emissões de gases de efeito estufa está diretamente ligado às metas globais da Bertelsmann - acionista controlador da Afya -, em direção à neutralidade climática”, afirma.

Indicadores ambientais

Desde 2020, a Bertelsmann - empresa alemã de mídia, serviços e educação-, possui a meta ambiental de reduzir em 50%, até 2030, as emissões de gases de efeito estufa geradas em suas localidades, pela mobilidade de seus funcionários e pela fabricação de seus próprios produtos, em comparação com 2018. Em 2023, a Afya passou a contribuir com esse objetivo dando visibilidade ao seu acionista controlador sobre sua pegada ambiental.

Por meio da plataforma green screen, a Afya relatou 33 indicadores ambientais, replicados para 47 operações físicas, e outros 37 indicadores para a companhia como um todo. Estes indicadores abordam temas como compra e geração própria de energia, consumo de combustíveis em fontes fixas, consumo de gases refrigerantes, captação de água, lançamento de efluentes, resíduos gerados por tipo de destinação, consumo de papel, compra de equipamentos de TI, viagens a negócios (meio de transporte e estadia), comutação de funcionários, consumo de combustíveis da frota da companhia e outros.

“Estamos muito satisfeitos com o primeiro reporte de dados ambientais da Afya à Bertelsmann. Realizamos uma grande força-tarefa para nos adaptarmos ao formato de coleta e para obter os dados junto às operações de todas as unidades de negócios. Este trabalho reforça ainda mais a transparência da companhia junto ao mercado e o nosso compromisso em buscar as melhores práticas de gestão ambiental, de forma a minimizar o impacto das operações no entorno”, comenta Cíntia Marin.

Sobre o I-REC

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia criado com o objetivo de gerar padrões internacionais para contabilidade de carbono no Escopo 2. O certificado permite que companhias e consumidores de eletricidade escolham de forma consciente e comprovada uma fonte de energia renovável.  

Os selos são vendidos junto a energia gerada e podem ser adquiridos por companhias certificadas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a mitigação da emissão de GEE.