Notícias
Serviços Digitais

Afya lança dashboard de inteligência para apoiar a indústria farmacêutica na tomada de decisão

Compartilhe
dashboard_rx_insights

Com o intuito de apoiar as decisões estratégicas da indústria farmacêutica, a Afya, maior hub de educação e soluções digitais médicas do Brasil, acaba de lançar o RX Insights, uma plataforma de inteligência a partir de dados de prescrições digitais médicas. A plataforma foi elaborada para ajudar o setor a entender o comportamento prescritivo do médico ao fornecer acesso a uma vasta base de informações, composta por mais de 13 milhões de itens prescritos em 6 milhões de prescrições.

A maior inovação da plataforma é trazer uma perspectiva mais precisa da real intenção do médico ao prescrever, permitindo que as empresas farmacêuticas alinhem suas estratégias de marketing de forma mais direcionada e eficaz, inclusive monitorando o resultado de suas ações.

O RX Insights é atualizado diariamente com os dados do dia anterior, permitindo assim análises em série histórica. Com uma base de dados precisa e atualizada, além de interface intuitiva, a plataforma possibilita a análise e interpretação de informações relevantes para embasar decisões estratégicas, como análise do market share de produtos farmacêuticos, análises de produtos prescritos simultaneamente na mesma prescrição), geolocalização das prescrições e características do prescritor (especialidade) e do paciente (idade e sexo). Vale destacar que todos os dados são anonimizados e estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“O nosso maior objetivo é proporcionar uma visão que vá além das informações sobre a demanda da cadeia de varejo e distribuição. O RX Insights traz dados qualitativos e quantitativos valiosos que permitem um olhar profundo no comportamento prescritivo do médico. Vale destacar que estamos apenas começando, nossa base cresce dia após dia, e esperamos em um futuro breve entregar informações a respeito de indicação clínica e comorbidades relacionadas a cada prescrição. Uma inovação que apenas a Afya dentro do seu hub de serviços digitais consegue entregar ao mercado”, explica Eduardo Moura, médico, co-fundador da PEBMED e diretor de pesquisa do Research Center da Afya.

Em fevereiro de 2022, a Afya iniciou uma nova vertical de negócios com o objetivo de alavancar sua estratégia de conectar o ecossistema de saúde a seus médicos e incluiu em seu portfólio soluções para atender diferentes setores da cadeia. No primeiro ano da divisão B2B, a empresa concentrou boa parte das suas energias na indústria farmacêutica, em mais um passo para ir além da educação e dos serviços médicos. “Contamos com uma base de quase 300 mil profissionais e futuros médicos utilizando alguma de nossas soluções. Nosso desafio agora é utilizar todo o potencial em dados a serviço dos negócios de nossos clientes, de maneira responsável e priorizando a ética médica. No final, toda a indústria de saúde sai ganhando”, reforça Eduardo Moura.