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Afya realiza encontro com investidores e apresenta ao mercado nova arquitetura e posicionamento de marca

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No dia 06 de julho, a Afya realizou o seu 3º encontro anual com investidores, o Afya Investors & ESG Day. No evento transmitido online, a empresa mostrou a consolidação das iniciativas na área educacional e apontou como o segmento de soluções digitais vêm desempenhando um papel cada vez mais importante no futuro da companhia.

O CEO da empresa, Virgílio Gibbon, abriu o Afya Day apresentando o desempenho da empresa nos últimos anos com a conquista de um rápido e forte crescimento no mercado e a demonstração de resiliência notável durante períodos desafiadores de pandemia e crise econômica. “Nós estamos muito orgulhosos do quanto tem sido feito e conquistado até aqui. Ao lado da evolução da nossa estratégia, temos continuamente entregue consistente e sólidos resultados”, destaca Gibbon.

Durante sua apresentação, Virgilio também destacou o crescimento do número de alunos de medicina matriculados nas 30 instituições de ensino superior do grupo, passando de 6.597 estudantes, em 2019, para 20.822 no final do 1º trimestre de 2023 – crescimento de mais de 270%. O executivo reiterou, também, que a Afya tem adquirido cada vez mais excelência acadêmica, já que 90% dos cursos de medicina possuem notas 5 ou 4 de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC). “O grande o diferencial do modelo de ensino da Afya é um currículo de medicina modular e integrado nacionalmente, com metodologias de ensino exclusivas que valorizam a prática médica”, explica o CEO.

Nova categoria centrada no médico

Na sequência da apresentação aos investidores foi a vez de Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade, revelar ao público a nova marca e identidade visual da companhia. A novidade chega para reforçar a Afya como uma empresa que se relaciona com o médico em todas as fases de sua carreira, desde a graduação, suas sucessivas especializações e até na sua rotina diária, oferecendo ferramentas digitais que agregam na produtividade, assertividade e atualização de novos protocolos e tratamentos.

“A Afya é norteada por três grandes forças: Medicina, Educação e Tecnologia. E, ao unir esses três universos de maneira sinérgica, criamos uma nova categoria – MedTech –, que coloca os médicos no centro do negócio e integra soluções para toda a sua jornada. A medicina exige muito, requer enorme dedicação e apresenta muitos desafios. O maior valor que a Afya gera é em ser aliada dos médicos e aliviar significativamente estas pressões, os ajudando a cuidar das pessoas e de si mesmos. Nosso papel é trazer soluções para a educação e prática do dia a dia, construindo uma parceria de confiança”, ressalta Stella.

As unidades de graduação, pós-graduação e especializações, assim como as soluções digitais, trarão a marca Afya em seus nomes, visando integrar e construir uma marca forte, facilitando o conhecimento e entendimento do hub Afya, como líder e referência em medicina. As instituições de ensino superior focadas em saúde passam a chamar Afya Faculdade de Ciências Médicas, assim como as demais soluções em educação continuada e saúde que passam a ser Afya Educação Médica, Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Assim, os cerca de 300 mil estudantes de medicina e médicos que atualmente utilizam alguma das soluções da Afya passam a se conectar em um único e grande hub.

Crescimento e rentabilidade

A Afya apresentou aos investidores diversos dados que justificam as decisões de negócios e perspectivas para os próximos anos. O CFO, Luis Blanco, mostrou que o modelo operacional da empresa permitiu manter o crescimento e a rentabilidade mesmo em tempos difíceis. “Considerando os resultados do 1º trimestre deste ano, estamos muito confiantes de alcançar o guidance de 2023. Isso significa que a Afya cresceu quase 4 vezes em 4 anos, se consolidando como líder no mercado de educação médica e soluções digitais para médicos no Brasil”, reforça Blanco.

Para o futuro, a companhia espera alcançar diferentes metas até 2028 nos três segmentos em que atua. Entre aquisições e crescimento orgânico, a Afya pretende adicionar 200 vagas de medicina a cada ano e conquistar o market share de 15% do mercado privado de graduação médica no Brasil. A frente de educação continuada também tem se mostrando com bastante potencial, ainda que muito impactada pela pandemia da covid 19, período de menor movimento que possibilitou preparação para expandir o negócio e chegar a 15 unidades em 2023. “Realizamos investimentos em novos cursos e esperamos alcançar R$ 440 milhões de receita líquida nos próximos cinco anos”, garante o CFO.

Ao final de sua apresentação, Blanco apresentou as metas da companhia com destaque para a atuação em soluções digitais, cujo objetivo é aumentar a penetração e engajamento na vertente B2P (Business to Phycisian), que atualmente conta com quase 300 mil usuários entre médicos e estudantes de medicina; e consolidar as ofertas B2B (Business to Business), alcançando uma receita total de R$ 1.2 bilhões nos próximos cinco anos. “Em resumo, nós pretendemos crescer mais que 2 vezes a receita líquida na graduação em 2028, 4 vezes em educação continuada e mais de 6 vezes em soluções digitais. Isso significa que a Afya vai quase triplicar a sua receita líquida entre 2022 e 2028”, assegura Luis Blanco.

Integração por dados

Para expor o balanço e as perspectivas futuras da frente de Soluções Digitais, foi a vez de Lelio Souza Jr, vice-presidente de Serviços Digitais, subir ao palco do evento. O executivo apresentou um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções presentes em toda a jornada de quase 300 mil médicos e estudantes de medicina, divididas nos pilares: Conteúdo e tecnologia para a educação médica, Suporte à decisão clínica, Gestão de clínicas e consultórios, Telemedicina, Prescrição digital e Relacionamento médico-paciente.

“Desde o princípio, nosso foco tem sido na identificação de atividades na prática médica nas quais as soluções digitais podem contribuir para que os médicos sejam mais assertivos e produtivos, em uma melhoria contínua, nas suas rotinas de atendimento ao paciente. Atualmente, um dos nossos principais objetivos é integrar estas soluções por meio de uma abordagem de dados direcionada aos negócios, criando ainda mais valor para os médicos em cada fase de sua trajetória profissional e acadêmica”, explica Lelio.

O aprimoramento da inteligência de dados também está sendo aplicado no relacionamento com a indústria farmacêutica, como parte da estratégia do modelo de negócio B2B, que já ultrapassou a marca de 100 contratos firmados com mais de 50 farmacêuticas. Por meio da análise de dados, é fornecido à indústria farmacêutica o valioso conhecimento sobre comportamento de prescrição e pesquisa de suporte à decisão. “Sem estas informações, a visão das farmacêuticas fica limitada a dados sobre a demanda da cadeia de varejo e distribuição. Com os dados obtidos por meio das nossas soluções digitais, é possível a criação de uma estratégia que acompanha o tratamento dos pacientes de ponta a ponta”, explica Souza.

Impacto positivo às comunidades

Na parte final do Afya Day, Renata Couto, diretora de Relações com Investidores, apresentou a estratégia de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) da Afya no Brasil e mostrou como a empresa, desde o seu início, contribui para o desenvolvimento social e econômico por meio de iniciativas que estimulam o progresso e melhora da qualidade de vida da sociedade.

Dentre as ações mencionadas, um destaque ficou para os atendimentos de saúde gratuitos realizados junto a comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e ribeirinhos, ilustrados neste vídeo, que reforçam o propósito da empresa de transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. “Em 2022, a Afya realizou quase meio milhão de atendimentos gratuitos. Entre o segundo semestre do ano passado e março de 2023, foram mais de 45 mil atendimentos de saúde específicos para comunidades tradicionais em diferentes regiões do país”, ressalta Renata.

Diversas outras iniciativas de sustentabilidade foram apresentadas, como a promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho, ações de combate à mudança climática – inclusive com a redução de gases do efeito estufa – e geração de energia limpa por meio de placas fotovoltaicas em nove unidades de ensino, arrecadação de três toneladas de alimentos para doação às comunidades onde a empresa opera. Estas e outras iniciativas podem ser conferidas no Relatório Anual de Sustentabilidade 2022, lançado no evento.