Por
Redação Afya
23.6.2023
•
2 min de leitura
Compartilhe
Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (19), em São Paulo, o economista Virgílio Gibbon foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor”. A premiação realizada pelo jornal Valor Econômico, é definida por um júri a partir de nomes levantados por 15 empresas de seleção de executivos e que integram a Association of Executive Search and Leadership Consultants (Aesc).
À frente da companhia desde 2016, Gibbon liderou e acompanhou de perto momentos importantes da empresa, como a abertura de capital na bolsa americana Nasdaq, em julho 2019; a entrada no mercado de soluções digitais para médicos, em 2020, com a aquisição da healthtech PEBMED; a ampliação da fatia acionária da Bertelsmann, conglomerado de mídia alemão com presença significativa na área da educação; o compromisso público em equidade de gênero assumido em 2021, diante do Pacto Global da ONU; e a crescente expansão no número de vagas em medicina, fato que tornou a Afya líder no segmento com 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil.
A escolha dos vencedores do prêmio foi baseada no desempenho da empresa em 2022; capacidade de o CEO implementar uma gestão voltada à inovação, sustentabilidade, diversidade e inclusão; além de sua habilidade de adaptação e reputação no mercado. A análise também considerou como os executivos lidaram com novos modelos de trabalho e a geração de impacto social positivo para além de suas organizações.
Praticante de pesca submarina desde a juventude e amante de outras modalidades desportivas, força, coragem, raciocínio rápido e resistência são características que garantem a Virgílio um bom desempenho não só no esporte, mas também à frente do maior hub de educação e soluções para a prática médica.
“Receber este prêmio representa um grato reconhecimento a todos estes anos de dedicação à gestão na área da educação, especialmente, aos anos à frente da Afya e ao trabalho desenvolvido em conjunto com os quase 10 mil colaboradores da companhia, que se dedicam fortemente, todos os dias, a zelar pela qualidade e amor em tudo que entregamos. Sinto muito orgulho do meu trabalho e do profissional que me tornei nestes mais de 20 anos de carreira. Agradeço ao Valor Econômico e divido o prêmio com toda a minha equipe e família”, diz Virgílio.
Antes de ingressar na Afya, Gibbon foi Diretor de Operações e Diretor Financeiro da Estácio Participação SA, entre 2010 e 2016. Foi também Diretor Executivo da Indústria de Consultoria e Educação Empresarial da TOTVS Consulting, de 2007 a 2009; e Gerente Sênior de Consultoria Empresarial da Accenture, entre 2000 e 2009.
Na cerimônia de premiação, houve também o lançamento do anuário Executivo de Valor, onde estão os perfis dos premiados, além de reportagens sobre diferentes temas, como a importância da transformação digital para a gestão e o impacto no negócio, da qual a Afya também participa com o seu VP de Soluções Digitais, Lelio Souza Jr.
Perfil
Virgílio Deloy Capobianco Gibbon, 48 anos
Nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Flamenguista
Casado, 2 filhas. Toca violão e canta com a família em momentos de lazer
Praticante de mergulho, pesca submarina, tênis e corrida de rua
Atualmente está lendo a biografia do ex-tenista profissional estadunidense, Andre Agassi
Economista pela PUC-Rio e pós-graduado em economia pela FGV
Nos Estados Unidos participou de cursos para formação de executivos na Universidade de Stanford, Califórnia
Membro do conselho da Escola Americana de Belo Horizonte (EABH)
CEO da Afya desde 2016