Por
Redação Afya
17.5.2023
•
3 min de leitura
Compartilhe
No dia 24 de maio, a Afya anunciou os resultados do 1Q23, que consolidam sua liderança tanto na formação quanto na oferta de soluções digitais para estudantes de Medicina e médicos em todo o país. Na frente educacional, são 20.822 alunos de graduação em Medicina matriculados em 30 unidades de 14 estados – crescimento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2022 – e 3.163 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Em demais cursos da área da saúde, a Afya atingiu 21.660 alunos no período, além de 25.043 alunos de outras áreas, totalizando 67.525 alunos de graduação. Em educação continuada, são 4.774 médicos matriculados em cursos de pós-graduação e especialização em 13 unidades – aumento de 37,2% comparado ao mesmo período do ano passado.
Já no segmento de soluções digitais para médicos, no qual a empresa entrou em 2020, a Afya também encerrou o trimestre com importantes avanços: são quase 300 mil usuários ativos por mês, entre médicos e estudantes de medicina. Isso significa que 1 em cada 3 médicos do país é usuário de pelo menos uma solução digital da Afya. O ecossistema digital criado pelo grupo é dividido em pilares, onde estão distribuídas as 11 healthtechs adquiridas pela empresa nos últimos três anos: PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, CliqueFarma, Shosp, RX PRO, Além da Medicina, CardioPapers e Glic.
“Entramos no 3º ano de implantação da nossa estratégia de ser o maior ecossistema de formação e soluções digitais para o médico. É muito gratificante ver, através dos resultados em todas as nossas frentes de negócio, o crescimento consistente e a sinergia entre elas. A Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, potencializando sua formação, atualização, assertividade e produtividade. No centro de tudo o que fazemos estará sempre o médico, sejam aplicativos de suporte à tomada de decisão clínica, plataformas de atualização médica, ferramentas de gestão, prontuário e prescrição eletrônica, ferramentas para a melhoria e adesão a tratamento de doenças crônicas, além de soluções de relacionamento com o paciente e players do setor de saúde”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.
Destaques financeiros
No 1º trimestre de 2023, a receita líquida ajustada da Afya cresceu 25,0%, chegando a R$ 709,4 milhões. O EBITDA ajustado foi de R$ 330,2 milhões (+21,9%), com expansão de 46,5% na margem EBITDA ajustada. O lucro líquido ajustado no período foi de R$ 166,4 milhões, enquanto a conversão de caixa atingiu 111,9%, resultando na sólida posição de R$ 722,7 milhões ao final do 1Q2023. Excluídas as aquisições, a receita líquida ajustada foi de R$ 644,2 milhões (+13,5%). Já o EBITDA ajustado foi de R$ 304,2 milhões (+12,3%), com margem EBITDA ajustada de 47,2%.
A empresa confirmou o guidance reportado no início de 2023:
“Importante destacar a evolução da nossa dívida líquida. Se compararmos a de março de 2023 com o valor da dívida liquida de 2022, somado ao investimento da aquisição da Unit (AL) e da FITs (PE), concluída em janeiro, vemos uma redução do nosso endividamento líquido em R$ 177 milhões durante o primeiro trimestre”, avalia o CFO da Afya, Luis André Carpintero Blanco.
Mais informações sobre os resultados financeiros da Afya estão em https://ir.afya.com.br/
Geração de alto impacto na sociedade
Comprometida com a visão de “transformar a saúde com quem tem a Medicina como vocação”, a Afya atua fortemente na geração de impacto social nas regiões onde opera. Entre os indicadores ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) que a Afya reporta ao mercado desde 2021, destaque para: