Notícias
Sustentabilidade

Afya divulga indicadores ESG do 1T24 e confirma resultados consistentes

Compartilhe
atendimento_gratuito_saude

No dia 09 de maio, a Afya divulgou ao mercado os resultados financeiros e de ESG da companhia. No primeiro trimestre de 2024, a empresa registrou um aumento de 26% no número de atendimentos gratuitos, comparado ao mesmo período do ano anterior, com a realização de mais de 147 mil consultas de saúde por alunos, médicos e preceptores às comunidades onde opera.  

A interiorização do ensino e da prática médica é um compromisso da Afya. Das 30 unidades de graduação com curso de medicina que fazem parte do hub Afya, quase 70% delas estão nas regiões Norte e Nordeste do país. No período reportado, mais de 86 mil atendimentos de saúde foram realizados nessas localidades, o que representa 59% do total.    

A viabilização de muitos desses atendimentos acontece por meio de parcerias público-privadas para os cenários de prática de estudantes de medicina e, também, de médicos formados cursando especialização. Atualmente, a Afya mantém 518 parcerias com hospitais, clínicas e prefeituras nas regiões onde atua.

“O principal problema da saúde no Brasil é o acesso. Por isso, a Afya sempre esteve comprometida a levar educação e serviços médicos a lugares mais afastados dos grandes centros urbanos para transformar a realidade local. Uma das principais contribuições da companhia é a oferta de atendimento médico especializado, um dos grandes gargalos do SUS em regiões mais remotas. No primeiro trimestre de 2024, realizamos mais de 12 mil consultas com especialistas em cardiologia, dermatologia, psiquiatria e outras especialidades”, comenta Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade na Afya.

Na frente ambiental, 16 instituições de ensino do grupo estão com usinas fotovoltaicas em uso, o que garante a essas unidades autossuficiência em geração de energia. No 1Q24, essas usinas geraram 1.974 MWh (Megawatt-hora) de energia renovável e 27% de toda a energia consumida pela companhia foi gerada por essa fonte - aumento de 256% comparado ao 1T23 -, o que significa menos emissão de gases de efeito estufa (GEE) no meio ambiente e, consequentemente, menor contribuição para as mudanças climáticas.

Diversidade e inclusão

A Afya encerrou o 1T24 com quase 10 mil colaboradores, sendo 58% de mulheres e 47% de pessoas pretas e pardas. Com 4 conselheiras mulheres entre os 11 membros no Conselho de Administração, a Afya busca alcançar 50% de participação feminina nos postos de liderança até 2030, meta pública que deverá ser atingida em breve. Hoje, as mulheres já respondem por 46,2% dos cargos de gerência e superiores.  

Liderança com impacto

No final de março, a Afya integrou o programa "Liderança com ImPacto", do Pacto Global da ONU no Brasil. O CEO da companhia, Virgílio Gibbon, foi escolhido como um dos porta-vozes do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e, desde então, atua como um mensageiro frequente das ações e metas desse ODS nos eventos em que participa, nas entrevistas à imprensa e em suas publicações nas redes sociais para alcançar diferentes públicos. A Afya é a primeira empresa de educação médica a participar do programa.  

Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o CEO sobre o assunto, gravada nos estúdios da Exame.