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Em entrevista, Lelio Souza Jr. explica como a transformação digital vem impulsionando os negócios da Afya

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A tecnologia tem sido eficaz para alavancar a estratégia dos negócios de algumas empresas e os maiores desafios na adoção de novas tecnologias digitais. A Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira e vem adotando continuamente, e de maneira inovadora, soluções digitais para potencializar a formação, a atualização, a assertividade e a produtividade dos profissionais.

Em entrevista com Lelio Souza Jr.*, vice-presidente de Serviço Digitais da Afya, explica porque a digitalização é importante para a gestão e para o negócio da empresa e como vem sendo executado o plano de transformação digital da companhia.

1. Em que lugar está a digitalização na pauta de prioridades da Afya?

Lelio Sousa Jr.: A digitalização é hoje nosso DNA e parte essencial dos negócios. Quando estamos pensando e construindo as evoluções nos segmentos de graduação e educação continuada, a adoção de soluções tecnológicas tem sido o grande vetor de inovação na educação médica, viabilizando uma experiência de aprendizado mais personalizada, com medição praticamente real time de performance de alunos e professores, garantindo a efetividade do nosso modelo de ensino e, também, a intensificação contínua do uso de ferramentas digitais.

A Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, potencializando a formação, a atualização, a assertividade e a produtividade dos profissionais e quer se tornar uma “one stop shop” do médico. Em nosso hub,  disponibilizamos para mais de 295 mil médicos e estudantes de medicina, soluções digitais de suporte à tomada de decisão clínica; plataformas de atualização médica e educação continuada; ferramentas de gestão de clínicas e consultórios, com recursos de agendamento, prontuário e prescrição eletrônica; telemedicina; ferramentas para a melhoria e adesão ao tratamento de doenças crônicas, como o diabetes; além de soluções de relacionamento com o paciente e players do setor de saúde, de forma relevante e de valor para o médico e mais eficiente para indústria.

2. Por que a digitalização é importante para a gestão e para o negócio da Afya?

Lelio Sousa Jr.: No segmento de Educação, a digitalização é a nossa forma de garantir a efetividade e qualidade na execução do nosso modelo de ensino, garantindo padronização onde quer que o aluno esteja. Além de cumprir, também, um papel de diferencial competitivo no uso de ferramentas digitais que proporcionam aos nossos alunos uma experiência de aprendizagem mais rica e expandida. E no segmento de Soluções Digitais, a digitalização de processos da rotina da prática médica é o negócio em si.

3. Desde quando a Afya tem um plano formal de transformação digital?

Lelio Sousa Jr.: Desde a entrada do fundo de Private Equity Crescera, em 2016, na estrutura societária da empresa, e a profissionalização da gestão da companhia. O investimento para a aceleração do crescimento da empresa realizado pela Crescera foi baseado na adoção de tecnologia como viabilizador de expansão do negócio de educação, mantendo qualidade e se diferenciando na experiência de aprendizado; e na criação de uma nova unidade de negócio, que permitisse estender o relacionamento com o médico para além da graduação, por meio de oferta de soluções que digitalizam os processos da rotina da prática médica.

4. Que ação inaugurou esse plano?

Lelio Sousa Jr.: O nascimento da Afya, formalizando a fusão de NRE Educacional, que oferecia graduação em Medicina, com a Medcel, que oferecia uma plataforma digital de preparação para o prova de Residência Médica, é um evento que marca o início de execução desta estratégia de intensificar a digitalização no negócio de Educação e iniciar um novo negócio de Serviços Digitais para Médicos.

Em 19 julho de 2019, a Afya fez sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores norte-americana NASDAQ, que tem como principal característica reunir empresas especializadas em alta tecnologia. Foi um passo coerente com o propósito de aliar educação médica de qualidade com uso intensivo de tecnologia.

Ingressamos no segmento de soluções digitais para médicos em julho de 2020, com a aquisição da nossa 1ª healthtech, a PEBMED. Era uma estratégia que planejávamos para um futuro próximo, mas que foi acelerada diante das novas oportunidades que surgiram: as pessoas passaram a demandar mais soluções digitais para acessar serviços médicos e de saúde, diante do isolamento social que se impôs com a pandemia da Covid-19. Desde então, a Afya vem executando com excelência tal estratégia. De lá para cá, foram adquiridas 11 healthtechs, que compõem um hub desdobrado em seis grandes pilares:

• Conteúdo e Tecnologia para a Educação Médica

• Suporte à Decisão Clínica

• Prontuário Eletrônico e Gestão do Consultório

• Telemedicina

• Prescrição Eletrônica

• Relacionamento Médico-Paciente

5. Em que pé está essa ação agora?

Lelio Sousa Jr.: A Afya vem adotando continuamente e de maneira inovadora ferramentas digitais para melhorar a efetividade do nosso modelo de educação e enriquecer a experiência de aprendizagem. Fomos considerados a empresa mais inovadora do país na categoria Educação do Prêmio Valor Inovação Brasil 2023.

Usamos o BioAtlas nas nossas aulas de anatomia, uma solução multiplataforma que permite navegar através de uma biblioteca digital de conteúdos relacionados ao ensino em saúde. Esta ferramenta está presente em mais de 70 instituições de ensino superior brasileiras. Demos continuidade à digitalização e automação de processos internos nos serviços de gestão e para o aluno, com a instalação de 43 novos robôs no Centro de Serviços Compartilhados, nas healthtechs, nas instituições de ensino superior e no corporativo.

A nossa atuação em soluções digitais foi ampliada em 2022 com a criação de soluções B2B (Business to Business). Por meio delas, queremos continuar ajudando o médico, mas, agora, também na ponte com players da área da saúde, como indústrias farmacêuticas, laboratórios, redes de farmácias e hospitais, além de operadoras e seguradoras. Já desenvolvemos 97 projetos para uma carteira de 45 clientes e quase dobramos os objetivos comerciais que havíamos estabelecido. Temos agora o objetivo de consolidar esse portfólio de produtos e escalar receita.

6. O que a empresa fez para dimensionar o impacto da transformação digital no negócio?

Lelio Sousa Jr.: Nós trabalhamos com duas consultorias em estudos estruturados e detalhados com as oportunidades, riscos, benchmarks mundiais em soluções digitais no mercado de saúde. Por meio destas consultorias, nós definimos e priorizamos as atividades da prática médica com oportunidades para a oferta de soluções digitais e dimensionamos a expectativa de TAM (Total Addressable Market). No segmento de Educação, fazemos com alguma frequência, benchmark em diferentes países das inovações e tendências no modelo de educação e temos evoluído constantemente o nosso modelo, com uso intenso e contínuo de ferramentas digitais.

7. Como conduz a transformação digital na empresa? Existe uma unidade, uma equipe dedicada? Desde quando? Com quantas pessoas? Em quais cidades?

Lelio Sousa Jr.: Temos um time de Tecnologia Educacional, alocado na vice-presidência de Operações, com aproximadamente 20 profissionais, baseada, principalmente, em Belo Horizonte (MG), e dedicado à introdução de ferramentas digitais no segmento de Educação, seja nos processos internos de gestão, atendimento a aluno e nas atividades de professores e aprendizagem dos alunos. Na vice-presidência de Serviços Digitais, temos aproximadamente 1.000 pessoas baseadas, principalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Ribeirão Preto, trabalhando no desenvolvimento e oferta de soluções digitais para médicos.

8. O que a empresa faz para acompanhar as metas da transformação digital?

Lelio Sousa Jr.: Usamos um modelo de Gestão de Projetos Estratégicos e Indicadores Financeiros, de Qualidade e Performance das nossas soluções e ferramentas digitais.

9. Quais os principais impulsionadores da transformação digital na companhia? Por que?

Lelio Sousa Jr.: Os impulsionadores no segmento de Educação são o nosso compromisso de manter a qualidade e melhorar continuamente a efetividade do modelo de ensino e enriquecimento da experiência de aprendizagem do aluno, por meio da adoção contínua de ferramentas digitais. No segmento de Soluções Digitais, o grande impulsionador é a oportunidade do negócio em si, como o meio para a nossa estratégia de estender o relacionamento com o nosso cliente principal, o médico, aumentando o LTV (Life Time value) da relação.

10. Como montar equipes para executar os projetos? Há vagas abertas na área de TI hoje? Quantas? Para quais projetos?

Lelio Sousa Jr.: Atrair, reter e desenvolver talentos é um desafio de qualquer empresa atualmente e uma prioridade na nossa agenda. Temos diversas ações neste tema e estamos acompanhando as tendências mundiais, como o Open Talent. Medimos tempestivamente o engajamento dos nossos colaboradores, por meio de ferramentas digitais de coleta de Pulso, com desdobramento em ações para melhorar a satisfação dos nossos colaboradores. Atualmente, temos diversas vagas abertas e muitas delas de tech para atuação com soluções digitais.

11. O que a Afya faz para colocar os clientes no centro das estratégias?

Lelio Sousa Jr.: É fundamental mantermos nosso foco no médico. Ele está no centro do negócio e tudo o que fazemos é para criar valor para o médico. Temos aproximadamente 2 mil médicos, participando do desenvolvimento de soluções digitais e conteúdo, além de um Comitê Médico que auxilia a alta direção em discussões estratégicas. Isso nos ajudar a manter o foco no nosso cliente principal: o médico. Vemos a digitalização como um mind set de usar intensamente a tecnologia, como meio, para inovar nos serviços e soluções que oferecemos aos médicos. Não fazemos investimentos em digitalização pela digitalização em si. Esse investimento é orientado a negócios e sempre com o foco de atender melhor nossos clientes.

12. Quais as novidades em transformação digital na empresa até 2024?

Lelio Sousa Jr.: Temos evoluído nossas soluções para os médicos, fazendo integração com devices médicos, por exemplo, para a medição de glicose com uso de Inteligência Artificial para expandir e facilitar uso de nossas soluções de suporte a tomada de decisão clínica. E esse ecossistema de médicos conectados e engajados em nossas soluções, cria audiência e dados que viabilizam continuar evoluindo soluções B2B que promovem o relacionamento dos médicos com a indústria de saúde.

Estamos investindo na evolução de soluções com ofertas para a indústria farmacêutica e, até 2024, vamos expandir estas soluções também para Hospitais, Laboratórios e Operadoras, para a distribuição de conteúdo, recrutamento de médicos, pesquisas de mercado e clínicas. E temos avaliado também oportunidades de expansão internacional destas soluções.

*Lelio Souza Jr. é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem diversas especializações técnicas nacionais e internacionais, incluindo dois programas de extensão focados em negócios e pensamento estratégico na Universidade da Pensilvânia (The Wharton School), formação especial para CEOs no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e práticas técnicas de administração no Insper. Passou por empresas como TOTVS e Accenture.